Como antiácido no tratamento sintomático da hiperacidez gástrica e suas complicações. Na úlceras pépticas.
Como este medicamento funciona?
Gastrol ® Pó Efervescente é uma associação de 3 compostos de ação antiácida, indicados na redução da hiperacidez gástrica e no alívio da úlcera péptica. É um neutralizante da acidez e protetor da mucosa gastroduodenal (esôfago e estômago). Tem eficácia imediata, pois reage rapidamente com os ácidos do estômago, neutralizando a acidez do estômago.
Quando não devo usar este medicamento?
Este produto é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado nos estados edematosos (inchaço e retenção líquida), nas nefrites (inflamação nos rins), na alcalose (alteração nos fluidos corporais), na albuminúria (perda de proteínas pela urina) e nas anemias. A terapia com carbonato de cálcio é contraindicada em pacientes com hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) preexistente, hipercalciúria (excesso de cálcio na urina), em pacientes com dieta pobre em fósforo, inclusive por hiperparatireoidismo, em neoplasias ou sarcoidose, em pacientes com doença renal ou desidratação, pelo risco de desenvolverem calcinose (acúmulo de cálcio em qualquer tecido mole). O hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio são contraindicados em pacientes com doença renal, incluindo insuficiência renal (perda da capacidade funcional dos rins) e insuficiência renal grave. Deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal leve a moderada, devido ao aumento do risco de hipermagnesemia (excesso de magnésio no sangue) e em pacientes idosos. O hidróxido de alumínio/hidróxido de magnésio não são recomendados para pacientes com colite ulcerativa, colostomia, ileostomia
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso deste medicamento contendo carbonato de cálcio, hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio deve ser cuidadoso em pacientes com constipação preexistente ou com histórico de impactação fecal, hemorroidas, obstrução gastrintestinal ou diminuição da motilidade gástrica; é possível que essas condições sejam agravadas, podendo resultar em sepse, peritonite ou isquemia intestinal. Antiácidos contendo hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio, como o Gastrol®, devem ser utilizados cuidadosamente em pacientes idosos e com dano renal leve a moderado (devido ao risco elevado de desenvolvimento de hipermagnesemia), além de pacientes em dietas com restrição de sódio, com insuficiência cardíaca, edema ou doença hepática grave. Este medicamento deve ser usado com cautela em pacientes com diarreia crônica, pois a diarreia pode ser agravada pelo efeito laxante do magnésio, aumentando o risco de hipofosfatemia, desenvolvimento este associado com o componente alumínio. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O GASTROL deve ser administrado por via oral. É indicado como antiácido no tratamento sintomático da hiperacidez gástrica e suas complicações, como na úlcera péptica. A dosagem recomendada não foi especificada na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este produto é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. É contraindicado nos estados edematosos (inchaço e retenção líquida), nas nefrites (inflamação nos rins), na alcalose (alteração nos fluidos corporais), na albuminúria (perda de proteínas pela urina) e nas anemias. O uso de carbonato de cálcio é contraindicado em pacientes com hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) e hipercalciúria (excesso de cálcio na urina), entre outras condições. O hidróxido de alumínio e o hidróxido de magnésio são contraindicados em pacientes com doença renal, incluindo insuficiência renal. Deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal leve a moderada, devido ao aumento do risco de hipermagnesemia (excesso de magnésio no sangue), e em pacientes idosos. Além disso, pode causar efeito laxante, agravando condições como constipação ou diarreia crônica. A utilização em grávidas deve ser evitada sem orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?