Gazia 40mg com 28 Comprimidos

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Aparelho Digestivo
  • Princípio ativo: Pantoprazol Sodico
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O medicamento Gázia ® (pantoprazol sódico) é indicado para o **tratamento de úlcera péptica duodenal**, **úlcera péptica gástrica** e para as **esofagites de refluxo moderadas ou graves**, em adultos e pacientes pediátricos acima de 5 anos. Também é indicado para o **tratamento da Síndrome de Zollinger - Ellison** e de outras doenças que causam **produção exagerada de ácido** pelo estômago. Adicionalmente, é utilizado na **erradicação do Helicobacter pylori**, com a finalidade de reduzir a taxa de recorrência de úlceras gástricas ou duodenais causadas por este microrganismo, em combinação com dois antibióticos adequados.

  • Como este medicamento funciona?

    Este medicamento reduz a acidez estomacal, aliviando os sintomas causados por essa acidez em casos de gastrites ou gastroduodenites agudas ou crônicas, dispepsia não ulcerosa e doença por refluxo gastroesofágico. Gázia® (pantoprazol sódico) é classificado como inibidor de bomba de prótons (IBP), inibindo uma estrutura dentro de células parietais do estômago responsáveis pela produção de ácido clorídrico. Atua na etapa final da secreção ácida, independente do estímulo, e seu efeito máximo é cumulativo, ocorrendo dentro de três dias após o início do tratamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Gázia ® (pantoprazol sódico) não deve ser usado por indivíduos que apresentem alergia (hipersensibilidade) conhecida ao pantoprazol, benzimidazólicos substituídos ou aos demais componentes da fórmula. Em terapia combinada para erradicação do Helicobacter pylori, Gázia ® não deve ser administrado a pacientes com problemas moderados ou graves no fígado ou com problemas nos rins, uma vez que não existe experiência clínica sobre a eficácia e a segurança da terapia combinada nesses pacientes. Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O tratamento com Gázia (pantoprazol sódico) deve ser cauteloso em relação a alguns aspectos. A resposta sintomática não exclui a presença de malignidade gástrica. Sintomas como perda significativa de peso não intencional, vômitos recorrentes, dificuldade para engolir, vômitos com sangue, anemia ou fezes sanguinolentas demandam investigação médica quanto à malignidade. Além disso, o uso prolongado requer acompanhamento médico regular. Existe um risco aumentado de infecção por Clostridium difficile. O tratamento pode aumentar a contagem de bactérias no trato gastrointestinal, elevando o risco de infecções. Também pode estar associado a um risco de fraturas ósseas relacionadas à osteoporose e hipomagnesemia. A má absorção de vitamina B12 deve ser considerada em tratamentos longos. A administração durante a gravidez e amamentação só deve ser feita se necessário, considerando os riscos e benefícios. Recomenda-se atenção especial em pacientes idosos. Caso ocorra reações adversas graves na pele, deve-se procurar assistência médica.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento Gázia deve ser utilizado da seguinte forma: para o tratamento de úlceras pépticas duodenais, úlceras pépticas gástricas e esofagites de refluxo moderadas ou graves, o uso é indicado em adultos e pacientes pediátricos acima de 5 anos. Para a erradicação do Helicobacter pylori, deve ser associado a dois antibióticos adequados. É importante seguir as orientações da bula e as instruções de uso de cada medicamento quando usado em terapia combinada.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O Gázia pode causar os seguintes males: hipomagnesemia, que é a diminuição do magnésio no sangue, com consequências graves como tétano, arritmia e convulsão; fraturas ósseas relacionadas à osteoporose; infecções intestinais por Clostridium difficile e outros microrganismos; deficiência de vitamina B12 com má absorção; reações cutâneas graves, incluindo eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, e lúpus eritematoso cutâneo subagudo. É importante consultar um médico ao perceber qualquer sintoma adverso.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.