A genfibrozila comprimidos revestidos é um agente regulador de lípides (gorduras no sangue) que é indicado para os seguintes casos:
Prevenção primária da doença arterial coronária e infarto do miocárdio em pacientes com hipercolesterolemia, dislipidemia mista e hipertrigliceridemia dos tipos IIa, IIb e IV.
Tratamento de dislipidemias>, como Fredrickson tipos III e V; dislipidemia associada a diabetes e dislipidemia associada à xantoma.
Tratamento de pacientes adultos> com níveis séricos elevados de triglicérides que apresentem risco de pancreatite e não respondam adequadamente a esforços dietéticos.
Como este medicamento funciona?
A genfibrozila é um agente regulador de lípides (gorduras no sangue) que age reduzindo o nível de colesterol total, de LDL-colesterol (colesterol “ruim”), VLDL-colesterol (colesterol “ruim”) e de triglicérides, aumentando o nível de HDL-colesterol (colesterol “bom”). Atinge concentração máxima no sangue entre 1 e 2 horas após tomar o medicamento, e estudos mostraram redução dos níveis de colesterol a partir da 8ª semana de uso.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use este medicamento se você apresenta hipersensibilidade (alergia) a qualquer componente da fórmula ou se você tem algum problema grave no fígado, no rim ou na vesícula biliar. O uso concomitante de genfibrozila também é contraindicado com qualquer um dos medicamentos a seguir: sinvastatina, lovastatina, atorvastatina, rosuvastatina, repaglinida, dasabuvir e selexipag.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A genfibrozila pode propiciar a formação de cálculo biliar (“pedra” na vesícula biliar). O tratamento deve ser interrompido se forem encontrados cálculos biliares. Não use com inibidores da HMG - CoA redutase (como sinvastatina, lovastatina, atorvastatina e rosuvastatina) devido ao risco de miopatia grave, rabdomiólise e insuficiência renal aguda. Tenha cautela ao usar junto com varfarina, requerendo monitoramento do tempo de protrombina. Alterações na função hepática podem ocorrer, recomendando-se exames periódicos. O uso em mulheres grávidas deve ser feito apenas quando os benefícios superarem claramente os riscos. Não há estudos adequados sobre o uso durante a amamentação. Não são conhecidos efeitos que afetem a habilidade de dirigir ou operar máquinas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos devem ser ingeridos com quantidade de líquido suficiente para deglutição, meia hora antes da refeição. Antes de começar o tratamento com genfibrozila, devem ser feitas todas as tentativas para controlar os lípides séricos com dieta apropriada, diminuição do consumo de álcool, exercício físico e perda de peso em pacientes obesos, bem como controlar outros problemas médicos, como diabetes ou hipotireoidismo. O paciente deve continuar com uma dieta baixa em colesterol durante o tratamento com este medicamento. A dose diária recomendada é de 900 mg à 1.200 mg (1 comprimido de genfibrozila 900 mg ou 2 comprimidos de genfibrozila 600 mg), não devendo ultrapassar a dose máxima diária de 1.500 mg.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar genfibrozila, tome o medicamento assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida, apenas retome o esquema posológico habitual. Não use o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A genfibrozila pode propiciar a formação de cálculo biliar (“pedra” na vesícula biliar). O tratamento com este medicamento deve ser interrompido se forem encontrados cálculos biliares. O uso concomitante de genfibrozila com outros reguladores de lípides, como inibidores da HMG - CoA redutase (por exemplo, sinvastatina, lovastatina, atorvastatina e rosuvastatina), pode resultar em miopatia grave, rabdomiólise (destruição das células musculares) e insuficiência renal aguda (diminuição aguda da função dos rins). Além disso, a administração de genfibrozila com colchicina pode aumentar o risco de toxicidade neuromuscular e rabdomiólise.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?