• Home
  • Bulas
  • Genfibrozila Medley 900mg com 15 Comprimidos

Genfibrozila Medley 900mg com 15 Comprimidos

  • Fabricante: Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. - 10588595001092
  • Categoria: Colesterol e Triglicerídeos
  • Princípio ativo: Genfibrozila
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    A genfibrozila comprimidos revestidos é um agente regulador de lípides (gorduras no sangue) que é indicado para os seguintes casos:

    • Prevenção primária da doença arterial coronária e infarto do miocárdio em pacientes com hipercolesterolemia, dislipidemia mista e hipertrigliceridemia dos tipos IIa, IIb e IV.
    • Tratamento de dislipidemias, como Fredrickson tipos III e V; dislipidemia associada a diabetes e dislipidemia associada à xantoma.
    • Tratamento de pacientes adultos com níveis séricos elevados de triglicérides que apresentem risco de pancreatite e não respondam adequadamente a esforços dietéticos.

  • Como este medicamento funciona?

    A genfibrozila é um agente regulador de lípides (gorduras no sangue) que age reduzindo o nível de colesterol total, de LDL-colesterol (colesterol “ruim”), VLDL-colesterol (colesterol “ruim”) e de triglicérides, aumentando o nível de HDL-colesterol (colesterol “bom”). Atinge concentração máxima no sangue entre 1 e 2 horas após tomar o medicamento, e estudos mostraram redução dos níveis de colesterol a partir da 8ª semana de uso.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não use este medicamento se você apresenta hipersensibilidade (alergia) a qualquer componente da fórmula ou se você tem algum problema grave no fígado, no rim ou na vesícula biliar. O uso concomitante de genfibrozila também é contraindicado com qualquer um dos medicamentos a seguir: sinvastatina, lovastatina, atorvastatina, rosuvastatina, repaglinida, dasabuvir e selexipag.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    A genfibrozila pode propiciar a formação de cálculo biliar (“pedra” na vesícula biliar). O tratamento deve ser interrompido se forem encontrados cálculos biliares. Não use com inibidores da HMG - CoA redutase (como sinvastatina, lovastatina, atorvastatina e rosuvastatina) devido ao risco de miopatia grave, rabdomiólise e insuficiência renal aguda. Tenha cautela ao usar junto com varfarina, requerendo monitoramento do tempo de protrombina. Alterações na função hepática podem ocorrer, recomendando-se exames periódicos. O uso em mulheres grávidas deve ser feito apenas quando os benefícios superarem claramente os riscos. Não há estudos adequados sobre o uso durante a amamentação. Não são conhecidos efeitos que afetem a habilidade de dirigir ou operar máquinas.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Os comprimidos devem ser ingeridos com quantidade de líquido suficiente para deglutição, meia hora antes da refeição. Antes de começar o tratamento com genfibrozila, devem ser feitas todas as tentativas para controlar os lípides séricos com dieta apropriada, diminuição do consumo de álcool, exercício físico e perda de peso em pacientes obesos, bem como controlar outros problemas médicos, como diabetes ou hipotireoidismo. O paciente deve continuar com uma dieta baixa em colesterol durante o tratamento com este medicamento. A dose diária recomendada é de 900 mg à 1.200 mg (1 comprimido de genfibrozila 900 mg ou 2 comprimidos de genfibrozila 600 mg), não devendo ultrapassar a dose máxima diária de 1.500 mg.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar genfibrozila, tome o medicamento assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida, apenas retome o esquema posológico habitual. Não use o dobro da dose para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    A genfibrozila pode propiciar a formação de cálculo biliar (“pedra” na vesícula biliar). O tratamento com este medicamento deve ser interrompido se forem encontrados cálculos biliares. O uso concomitante de genfibrozila com outros reguladores de lípides, como inibidores da HMG - CoA redutase (por exemplo, sinvastatina, lovastatina, atorvastatina e rosuvastatina), pode resultar em miopatia grave, rabdomiólise (destruição das células musculares) e insuficiência renal aguda (diminuição aguda da função dos rins). Além disso, a administração de genfibrozila com colchicina pode aumentar o risco de toxicidade neuromuscular e rabdomiólise.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.