• Home
  • Bulas
  • Gesico DUO Cloridrato De Tramadol 375mg Paracetamol 325mg com 30 Comprimidos Eurofarma

Gesico DUO Cloridrato De Tramadol 375mg Paracetamol 325mg com 30 Comprimidos Eurofarma

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Paracetamol,Tramadol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Gésico Duo (cloridrato de tramadol + paracetamol) é indicado para dores moderadas a severas de caráter agudo, subagudo e crônico.

  • Como este medicamento funciona?

    O tramadol é um analgésico sintético de ação central que atua de forma que seu modo de ação não é totalmente conhecido, mas envolve pelo menos dois mecanismos: interação com os receptores opioides e inibição da recaptação de norepinefrina e serotonina. O paracetamol também é um analgésico central e, embora seu mecanismo exato não esteja claramente definido, parece atuar aumentando a tolerância à dor. O alívio da dor ocorre rapidamente, em 30 a 60 minutos, com efeito que pode durar até 8 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve tomar Gésico Duo (cloridrato de tramadol + paracetamol) se apresentar alergia (hipersensibilidade) ao tramadol, ao paracetamol, a qualquer componente deste medicamento ou a qualquer outro analgésico opiáceo. A hipersensibilidade pode ser reconhecida por erupção cutânea, comichão, falta de ar ou face inchada. Você também não deve tomar Gésico Duo se estiver tomando: pílulas para dormir, como hipnóticos; medicamentos que afetam o seu humor ou emoções, como narcóticos e psicotrópicos; analgésicos que afetam o sistema nervoso central; inibidores da monoaminoxidase (inibidores da MAO); ou se tiver consumido álcool. Além disso, não deve ser utilizado por pacientes com dificuldades respiratórias graves, com respiração lenta ou superficial.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso de Gésico Duo (cloridrato de tramadol + paracetamol) deve ser cuidadosamente considerado em pacientes com o seguinte histórico ou condições: convulsões, pois a administração de tramadol pode aumentar o risco de convulsões, especialmente em pacientes tomando medicamentos serotoninérgicos, inibidores da monoaminoxidase, ou com histórico de convulsões. Também é importante considerar as reações anafiláticas, que podem ocorrer após a primeira dose. Pacientes com dificuldades respiratórias graves e asma brônquica aguda devem ter cautela, pois correm o risco de depressão respiratória quando tratados com opioides. A rapidez na conversão do tramadol em seu componente ativo também deve ser observada para evitar efeitos adversos sérios, como dificuldade para respirar. O uso concomitante com depressores do Sistema Nervoso Central, incluindo álcool, pode levar a efeitos aditivos. E, por fim, alterações das pupilas podem mascarar condições abdominais agudas, complicando a avaliação clínica.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento Gésico Duo (cloridrato de tramadol + paracetamol) pode causar vários efeitos adversos. Entre eles, estão: convulsões, especialmente em altas doses ou em pacientes que já fazem uso de medicamentos serotonérgicos, reativa anafiláticas como urticária, prurido, broncoespasmo e angioedema, além de depressão respiratória em pacientes com dificuldades respiratórias. O uso concomitante com alcool ou depressores do Sistema Nervoso Central pode aumentar a sedação e depressão respiratória. É importante observar também que pode haver alterações das pupilas e risco de complicações em pacientes com pressão intracraniana aumentada.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de Gésico Duo (cloridrato de tramadol + paracetamol), devem ser observados sinais de superdose, como sonolência extrema, confusão ou respiração superficial. É fundamental buscar atendimento médico imediatamente, pois o uso indevido pode levar a efeitos adversos sérios, incluindo depressão respiratória e convulsões.