Kollagenase ® com cloranfenicol (colagenase com cloranfenicol) é destinada para o tratamento de lesões da pele em que é indicado o desbridamento (retirada de tecido desvitalizado) e antibioticoterapia tópica (uso de um antibiótico), em feridas, úlceras e lesões necróticas (com tecido desvitalizado), em geral. Esta indicação compreende: úlceras de diversas etiologias (de pressão ou por decúbito, varicosa, relacionada à diabetes, entre outros); gangrenas de extremidade; lesões por congelamento; condições associadas à dificil cicatrização; queimaduras; previamente ao enxerto cutâneo por sua ação no leito da ferida; feridas onde se torne necessário o desbridamento enzimático da lesão.
Como este medicamento funciona?
O GINO KOLLAGENASE contém colagenase como princípio ativo, que atua como um agente desbridante, removendo tecido desvitalizado em lesões superficiais. Ela promove a limpeza enzimática das áreas lesadas, dissolvendo tecidos necrosados e crostas. Isso acelera a cicatrização da ferida ao eliminar o tecido necrosado. O cloranfenicol presente na formulação é um antibiótico que combate infecções bacterianas locais que podem surgir. A colagenase se decompõe o colágeno sem afetar tecidos sadios, ajudando na formação de tecido novo e na reepitelização das feridas.
Quando não devo usar este medicamento?
Kollagenase ® com cloranfenicol é contraindicada: − a pacientes com hipersensibilidade (alergia) à colagenase, ao cloranfenicol ou a qualquer outro componente da formulação; − a pacientes com doença hematológica (doença do sangue) presente ou anterior, por exemplo, panmielopatia (doenças da medula óssea) e icterícia hemolítica (cor amarelada do paciente devido à destruição dos glóbulos vermelhos no sangue); − a pacientes com queimaduras extensas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se não houver melhora após 14 dias, consultar seu médico, pois o tratamento com Kollagenase ® com cloranfenicol deve ser descontinuado. O intervalo ideal de pH para a ação da colagenase é de 6 a 8. Condições de pH fora deste intervalo diminuem a atividade da colagenase. A atividade enzimática é afetada por detergentes e íons de metais pesados. Recomenda-se observar higiene pessoal rigorosa durante o desbridamento de feridas, fazendo a limpeza com soro fisiológico estéril antes da aplicação da pomada. Evitar o contato com os olhos e a mucosa oral. Não utilizar por outras vias que não a indicada. Pode ocorrer sensibilização após o uso prolongado. O uso prolongado de antibióticos pode facilitar a proliferação de micro-organismos não sensíveis. Monitorar pacientes debilitados para infecções bacterianas sistêmicas. Durante a gravidez, o uso deve ser estritamente indicado pelo médico, pois o cloranfenicol atravessa a placenta. Não recomendado durante a amamentação. Uso em recém-nascidos e prematuros deve ser cauteloso. O uso em idosos e diabéticos não apresenta restrições especiais. É improvável que este medicamento exerça efeito na capacidade de dirigir ou operar máquinas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?