• Home
  • Bulas
  • Glibenclamida Prati 5MG com 30 Comprimidos

Glibenclamida Prati 5MG com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Prati Donaduzzi & CIA Ltda - 73856593000166
  • Categoria: Diabetes
  • Princípio ativo: Glibenclamida
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é destinado ao tratamento de diabetes mellitus não insulino-dependente (tipo 2 ou diabetes do adulto), quando os níveis de glicose no sangue não podem ser controlados apenas por dieta, exercício físico e redução de peso.

  • Como este medicamento funciona?

    Este medicamento é um produto que apresenta como princípio ativo a glibenclamida, antidiabético oral do grupo das sulfonilureias, com potente ação hipoglicemiante (diminuição de açúcar no sangue) e ótima tolerabilidade. Após dose única matinal, o efeito hipoglicemiante permanece detectável por aproximadamente 24 horas. O início da ação ocorre em aproximadamente 1 hora a 90 minutos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve utilizar este medicamento nos seguintes casos: - ser portador de diabetes mellitus insulino-dependente (tipo 1 ou diabetes juvenil), por exemplo, diabéticos com histórico de cetoacidose; - estar em tratamento de cetoacidose diabética; - estar em tratamento de pré-coma ou coma diabético; - possuir disfunção dos rins e/ou do fígado graves; - possuir alergia à glibenclamida ou a qualquer um dos componentes da fórmula; - estar grávida ou amamentando; - estar utilizando medicamento à base de bosentan. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com disfunção nos rins e/ou fígado graves e na faixa etária pediátrica. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Você não deve utilizar este medicamento nos seguintes casos: diabetes mellitus insulino-dependente (tipo 1), tratamento de cetoacidose diabética, tratamento de pré-coma ou coma diabético, disfunção renal e/ou hepática graves, alergia à glibenclamida ou a qualquer componente da fórmula, durante a gravidez ou amamentação, e em indivíduos que utilizam medicamentos à base de bosentan. Além disso, o uso é contraindicado na faixa etária pediátrica e em pacientes com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

    Advertências: estudos sugerem que a administração de glibenclamida está associada ao aumento do risco de mortalidade cardiovascular em comparação ao tratamento com metformina ou glicazida, especialmente em pacientes com doença coronariana. É importante monitorar regularmente os níveis de glicose no sangue e na urina.

    Em situações excepcionais de estresse, pode ser necessária a substituição temporária por insulina. Pacientes idosos devem ser tratados com cautela, pois a hipoglicemia é mais frequente nessa população.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Este medicamento é indicado para o tratamento de diabetes mellitus não insulino-dependente (tipo 2), quando os níveis de glicose no sangue não podem ser controlados apenas por dieta, exercício físico e redução de peso. O efeito hipoglicemiante da glibenclamida permanece detectável por aproximadamente 24 horas após uma dose única matinal, com início de ação em aproximadamente 1 hora a 90 minutos.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os principais **males** associados ao uso da **glibenclamida** incluem o **risco de hipoglicemia** (baixa taxa de açúcar no sangue), que pode se manifestar por **sintomas** como: fome intensa, transpiração intensa, tremor, agitação, irritabilidade, dores de cabeça, distúrbios do sono, depressão do humor e distúrbios neurológicos transitórios. Além disso, a administração de glibenclamida está associada a um **aumento do risco de mortalidade cardiovascular** em comparação com outros tratamentos, especialmente em pacientes com **doença coronariana**. A **hipoglicemia severa** requer tratamento imediato e acompanhamento médico, e a **anemia hemolítica** pode ocorrer em pacientes com deficiência de **G6PD**. A **gravidez** e a **amamentação** são contraindicações, pois este medicamento pode causar reações indesejáveis no bebê.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se houver superdosagem com este medicamento, pode ocorrer hipoglicemia. Os sintomas incluem fome intensa, transpiração intensa, tremor, agitação, irritabilidade, dores de cabeça, e distúrbios neurológicos. É importante corrigir a hipoglicemia rapidamente com a ingestão de carboidratos (como açúcar puro ou suco de frutas). Em casos de hipoglicemia severa ou episódios prolongados, é necessário tratamento imediato e acompanhamento médico.