Glivance XR é indicado para adultos com diabetes mellitus tipo 2 adequadamente controlada com metformina e gliclazida administradas concomitantemente em comprimidos separados, na mesma dose de Glivance XR.
Como este medicamento funciona?
Glivance XR atua diminuindo os níveis de açúcar (glicose) sanguíneo, em pacientes com diabetes tipo 2 (diabetes não insulino - dependente). É composto por dois agentes antidiabéticos: cloridrato de metformina e gliclazida. O cloridrato de metformina pertence à classe das biguanidas e a gliclazida à classe das sulfonilureias. O medicamento ajuda a reduzir a taxa de açúcar no sangue para níveis normais.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar Glivance XR se:
− tem hipersensibilidade (alergia) à metformina, à gliclazida ou a qualquer outro componente da fórmula;
− sofre de diabetes tipo 1 (insulino-dependente), ou se ocorrer perda grave do controle do diabetes chegando à pré-coma ou cetoacidose diabética;
− tem mau funcionamento grave dos rins (depuração de creatinina inferior a 30 mL/min ou taxa de filtração glomerular estimada [TFGe] inferior a 30 mL/min/1,73m²) ou mau funcionamento do fígado;
− tem uma infecção grave ou está desidratado;
− estiver em tratamento para problemas cardíacos, se teve recentemente um ataque cardíaco, tem problemas circulatórios graves ou dificuldades respiratórias;
− estiver fazendo uso de miconazol, um medicamento utilizado no tratamento de determinadas micoses;
− ingerir bebidas alcoólicas em excesso (todos os dias ou esporadicamente);
− estiver amamentando.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar Glivance XR, é importante estar ciente de algumas advertências e precauções. Este medicamento pode provocar uma complicação rara, mas grave, chamada acidose láctica, especialmente se os rins não estiverem funcionando normalmente. O risco de acidose láctica aumenta com diabetes não controlada, jejum prolongado, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, insuficiência hepática, e qualquer condição que cause hipóxia. Sinais de acidose láctica incluem vômitos, dores abdominais, cãibras musculares, cansaço, dificuldade em respirar e hipotermia. Caso ocorram, é necessário buscar tratamento imediato e suspender o uso do medicamento. A função renais deve ser avaliada antes e durante o tratamento, sendo contraindicado se a depuração de creatinina for inferior a 30 mL/min. O uso requer cautela em pacientes com insuficiência cardíaca e em situações que possam comprometer a função renal. Continuar dieta e exercícios é recomendado e consultas médicas regulares são essenciais.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Glivance XR deve ser administrado por via oral, na forma de comprimidos de liberação prolongada. É indicado para adultos com diabetes mellitus tipo 2, adequadamente controlada com metformina e gliclazida em comprimidos separados. Continue fazendo rotineiramente dieta e exercícios enquanto estiver utilizando este medicamento. Consulte o seu médico regularmente para verificar os níveis de açúcar no sangue e a função renal.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Glivance XR pode provocar uma complicação muito rara, mas grave, chamada acidose láctica, especialmente se os rins não estiverem funcionando normalmente. Isso pode ocorrer devido à acumulação de metformina. Os sintomas da acidose láctica incluem vômitos, dores abdominais, cãibras musculares, astenia, dificuldade em respirar e hipotermia. Além disso, o medicamento pode causar hipoglicemia, com sintomas como suores frios, cansaço, dor de cabeça, taquicardia, fome intensa, irritabilidade, nervosismo ou náuseas. A função renal deve ser monitorada regularmente, pois a diminuição da função renal pode aumentar o risco de acidose láctica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de Glivance XR pode provocar uma complicação muito rara, mas grave, chamada acidose láctica, especialmente se a função renal não estiver normal. Sintomas como vômitos, dores abdominais, cãibras musculares, cansaço, dificuldade em respirar e hipotermia podem ocorrer. Caso esses sintomas apareçam, é necessário parar de tomar o medicamento imediatamente e informar o médico.