O hiclato de doxiciclina é utilizado para o tratamento de diversas infecções, causadas por agentes sensíveis ao hiclato de doxiciclina, tais como: Febre das Montanhas Rochosas, febre tifoide, febre Q, varíola, infecção do trato respiratório, Psitacose, Linfogranuloma venéreo, infecções da uretra, infecções oculares, Orquiepididimite aguda, entre outras. Também pode ser usado como auxiliar no tratamento da infecção aguda por amebas no intestino e acne. Além disso, o hiclato de doxiciclina pode ser usado para prevenir e tratar malária, leptospirose e cólera.
Como este medicamento funciona?
O hiclato de doxiciclina é um antibiótico (medicamento que combate infecções) do grupo das tetraciclinas, que age contra bactérias impedindo sua nutrição, desenvolvimento e reprodução. O tempo médio para início de ação do medicamento é de aproximadamente 2 horas depois da primeira dose.
Quando não devo usar este medicamento?
O hiclato de doxiciclina não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (reação alérgica) às tetraciclinas ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes e lactantes. Além disso, é contraindicado para menores de 8 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O hiclato de doxiciclina não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (reação alérgica) às tetraciclinas ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes e lactantes, além de ser contraindicado para menores de 8 anos de idade. Atenção: contêm corantes que podem causar reações alérgicas.
Reações cutâneas graves, como dermatite esfoliativa, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, e necrólise epidérmica tóxica, foram relatadas. Caso ocorram reações cutâneas graves, a descontinuação do hiclato de doxiciclina deve ser imediata, com terapia apropriada sendo instituída.
A hipertensão intracraniana benigna (pseudotumor cerebral) associada ao uso de tetraciclinas pode ocorrer. É necessário monitorar a pressão intracraniana e a visão dos pacientes.
O uso de hiclato de doxiciclina pode causar colite pseudomembranosa, e deve-se avisar o médico ao notar diarreia após o uso. Não tomar o medicamento antes de deitar para evitar esofagite e ulcerações no esôfago.
Pacientes em tratamento longo devem realizar testes laboratoriais para avaliar a função dos rins, fígado e sangue. Deve-se evitar exposição excessiva ao sol e descontinuar o tratamento em caso de fotossensibilidade.
Portadores de
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O hiclato de doxiciclina deve ser utilizado para o tratamento de diversas infecções causadas por agentes sensíveis ao hiclato de doxiciclina. O tempo médio para início de ação é de aproximadamente 2 horas após a primeira dose. É importante beber bastante líquido junto com o medicamento para reduzir o risco de irritação e ulcerações no esôfago e evitar tomar antes de deitar. O uso deve ser feito por via oral e está indicado para adultos e pediátricos acima de 8 anos. Pacientes devem ser informados sobre possíveis reações alérgicas e a necessidade de evitar exposição excessiva à luz solar.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar o hiclato de doxiciclina, tome a dose assim que se lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose dupla, apenas continue com o esquema regular. Em caso de dúvida, consulte um médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O hiclato de doxiciclina pode causar reações cutâneas graves, como dermatite esfoliativa, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e reação medicamentosa com eosinofilia. Pode também ocorrer hipertensão intracraniana benigna, colite pseudomembranosa, e irritação esofágica se o medicamento for tomado antes de deitar. Há relatos de aumento do nitrogênio ureico no sangue e alterações na função do fígado. Além disso, a exposição à luz solar pode causar fotossensibilidade e aumentar a incidência de candidíase vaginal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?