• Home
  • Bulas
  • Hiclato De Doxiciclina 100mg com 20 Comprimidos Revestidos Pharlab Generico

Hiclato De Doxiciclina 100mg com 20 Comprimidos Revestidos Pharlab Generico

  • Fabricante: Pharlab Indústria Farmacêutica S.a. - 02501297000102
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Doxiciclina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O hiclato de doxiciclina é utilizado para o tratamento de diversas infecções, causadas por agentes sensíveis ao hiclato de doxiciclina, tais como: (1) Febre das Montanhas Rochosas; (2) febre tifoide; (3) febre Q; (4) varíola e febre do carrapato causadas por Rickettsia; (5) infecção do trato respiratório por Mycoplasma pneumoniae e por Haemophilus influenzae; (6) Psitacose por Chlamydia psittaci; (7) Linfogranuloma venéreo; (8) infecções da uretra, endocervicites não complicadas causadas por Chlamydia trachomatis; (9) infecções oculares por Chlamydia trachomatis; (10) Orquiepididimite aguda; (11) Granuloma inguinal; (12) Estágios iniciais da doença de Lyme; (13) Uretrite não gonocócica; (14) infecções por Acinetobacter, Bacteroides, Fusobacterium, Shigella; (15) infecção por Brucella; (16) Peste; (17) Tularemia; (18) Bartonelose; (19) Gonorreia não complicada; (20) infecções respiratórias e urinárias; (21) Carbúnculo; (22) Infecções de pele, tecidos moles e respiratórias causadas por Staphylococcus aureus. O hiclato de doxiciclina pode ser usado como auxiliar no tratamento da infecção aguda por amebas no intestino e no tratamento da acne. Além disso, pode ser utilizado na

  • Como este medicamento funciona?

    O hiclato de doxiciclina é um antibiótico do grupo das tetraciclinas, que age contra bactérias impedindo sua nutrição, desenvolvimento e reprodução. O tempo médio para início de ação do medicamento é de aproximadamente 2 horas depois da primeira dose.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    O hiclato de doxiciclina não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (reação alérgica) às tetraciclinas ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes e lactantes. Também é contraindicado para menores de 8 anos de idade.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Reações cutâneas graves, tais como dermatite esfoliativa, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, e reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS), foram relatadas em pacientes recebendo hiclato de doxiciclina. Em caso de reações cutâneas graves ocorrerem, o hiclato de doxiciclina deve ser descontinuado imediatamente e terapia apropriada deve ser instituída. Hipertensão intracraniana benigna foi associada ao uso de tetraciclinas, incluindo hiclato de doxiciclina, e pode resultar em perda visual permanente. Se distúrbios visuais ocorrerem, uma avaliação oftalmológica é justificada. O uso concomitante de isotretinoína deve ser evitado. Colite pseudomembranosa é comum e diarreias após uso de hiclato de doxiciclina devem ser comunicadas ao médico. O medicamento não deve ser tomado antes de deitar, devido ao risco de esofagite e ulcerações no esôfago. Pode ocorrer aumento do nitrogênio ureico e alterações da função do fígado. Testes laboratoriais periódicos são recomendados durante tratamentos longos. Evite exposição excessiva à luz solar e descontinue se ocorrer fotossensibilidade. Portadores de doença venérea devem ter o diagnóstico confirmado antes do uso do hiclato de doxiciclina.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O hiclato de doxiciclina deve ser tomado por via oral e é indicado para pacientes adultos e pediátricos acima de 8 anos. É importante beber bastante líquido ao tomar o medicamento para reduzir o risco de irritação e ulcerações no esôfago. Não deve ser tomado antes de deitar. A absorção das tetraciclinas é reduzida quando usada com o substancial de bismuto. É recomendado que você evite exposição excessiva à luz solar ou à luz ultravioleta artificial durante o tratamento, e o uso de protetores ou bloqueadores solares deve ser considerado para prevenir reações de fotossensibilidade.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar o hiclato de doxiciclina, tome a dose assim que lembrar. Porém, se já estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e siga o esquema regular. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O hiclato de doxiciclina pode causar reações cutâneas graves, como dermatite esfoliativa, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, e reação medicamentosa com eosinofilia. Também pode ocorrer hipertensão intracraniana benigna, que é um aumento da pressão dentro do cérebro, podendo levar a perda visual permanente. Além disso, existe o risco de colite pseudomembranosa, que é a inflamação do intestino grosso, e diarreia associada a Clostridium difficile. Casos de esofagite e ulcerações no esôfago foram observados em pacientes que tomaram o medicamento, especialmente se tomado antes de deitar. O uso de hiclato de doxiciclina também pode aumentar o nitrogênio ureico no sangue e causar alterações da função do fígado, além de aumentar a incidência de candidíase vaginal. É importante estar ciente desses possíveis efeitos adversos.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.