Hidantal 100mg 25 Comprimidos

  • Fabricante: Cosmed Industria De Cosmeticos E Medicamentos S.a. - 61082426000207
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Fenitoina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Hidantal ® é destinado ao tratamento de: crises convulsivas (contrações súbitas e sem controle dos músculos devido a alterações no cérebro) durante ou após neurocirurgia; crises convulsivas, crises tônico-clônicas (convulsões motoras que podem se repetir) generalizadas e crise parcial complexa (estado parado seguido de movimentos mastigatórios e fora de controle); estado de mal epiléptico (ataques epilépticos prolongados e repetidos).

  • Como este medicamento funciona?

    A fenitoína é um medicamento que pode ser utilizado no tratamento da epilepsia (transtorno caracterizado por episódios recorrentes de alteração na função do cérebro devido à súbita descarga dos neurônios, excessiva e desordenada). O principal local de ação parece ser a região do cérebro que inibe a propagação das crises epilépticas. Após o uso oral, a fenitoína atinge níveis terapêuticos em pelo menos 7 a 10 dias após o início do tratamento com doses recomendadas de 300mg/dia. 

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Hidantal® é contraindicado em pacientes que tenham apresentado reações intensas ao medicamento ou a outras hidantoínas. 

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?
    Hidantal® é contraindicado para pacientes que tenham apresentado reações graves ao medicamento ou a outras hidantoínas. Complicações hematológicas graves, algumas fatais, como trombocitopenia, leucopenia, granulocitopenia, agranulocitose e pancitopenia, já foram relatadas com o uso de fenitoína. Deve-se ter cuidado em pacientes com alterações sanguíneas, problemas na tireoide ou diabetes.
     
    O uso é estritamente contraindicado em pessoas com histórico de alergia às hidantoínas. A interrupção do tratamento deve ser feita de forma gradual, salvo em casos de reações alérgicas graves. É importante que o paciente seja acompanhado pelo médico em caso de aumento dos linfonodos (linfadenopatia) e sinais de reações cutâneas graves.
  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15 a 30°C). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. 

  • Como devo usar este medicamento?

    O Hidantal deve ser administrado por via oral com doses recomendadas de 300mg/dia para alcançar níveis terapêuticos em pelo menos 7 a 10 dias após o início do tratamento. É importante que a interrupção do uso não seja feita abruptamente para evitar o aumento da frequência de crises. Em caso de necessidade de redução ou substituição do tratamento, isso deve ser feito gradualmente, salvo se houver reação alérgica ou de hipersensibilidade, onde uma substituição rápida pode ser necessária.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?
    Hidantal® pode causar alguns efeitos colaterais, que variam de muito comuns a muito raros:
    Efeitos comuns (entre 1% e 10% dos pacientes):
    Tontura, dor de cabeça, sonolência, falta de coordenação dos movimentos (ataxia), coceira, sensação de formigamento na pele (parestesia).
    Efeitos menos comuns a raros (menos de 1%):
    Problemas no sangue, como redução das plaquetas, glóbulos brancos ou anemia.
    Reações alérgicas que podem causar febre, dor nas articulações, erupções na pele, aumento dos gânglios linfáticos.
    Problemas no fígado, como inflamação ou dano hepático.
    Problemas na pele que podem ser graves, como bolhas, descamação ou manchas roxas, e reações raras como Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
    Problemas no sistema nervoso, incluindo tremores, dificuldade para falar, confusão, movimentos involuntários ou formigamento.
    Alterações no crescimento das gengivas e excesso de pelos em locais inadequados.
    Problemas nos ossos, como fraqueza e risco maior de fraturas, principalmente em uso prolongado.
    Se você sentir qualquer efeito diferente ou preocupante, informe seu médico ou farmacêutico imediatamente.
  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Hidantal®, os sinais iniciais podem incluir movimentos rápidos e involuntários dos olhos (nistagmo), falta de coordenação (ataxia) e dificuldade para falar (disartria). Outros sintomas que podem surgir são tremores, aumento dos reflexos (hiperreflexia), sonolência ou lentidão (letargia), fala arrastada, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, o paciente pode entrar em coma e apresentar pressão arterial baixa, podendo levar à morte por falha da respiração e do coração. É importante procurar atendimento médico imediatamente caso esses sintomas apareçam.

     

    Não existe um antídoto específico para a superdose de fenitoína. O tratamento consiste em monitorar cuidadosamente o funcionamento dos sistemas respiratório e circulatório, fornecendo suporte com oxigênio, medicamentos para pressão e ventilação assistida, se necessário. Em casos graves, pode-se considerar a hemodiálise para ajudar a eliminar o medicamento do organismo, além de transfusões sanguíneas, especialmente em crianças. Também é importante informar o médico se a pessoa ingeriu álcool ou outros medicamentos que possam piorar a depressão do sistema nervoso central.