• Home
  • Bulas
  • Hidroxicloroquina com 30 Comprimidos Revestidos 400mg Generico

Hidroxicloroquina com 30 Comprimidos Revestidos 400mg Generico

  • Fabricante: Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. - 10588595001092
  • Categoria: Artrite e Artrose
  • Princípio ativo: Hidroxicloroquina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O sulfato de hidroxicloroquina é indicado para o tratamento de afecções reumáticas e dermatológicas (reumatismo e problemas de pele); artrite reumatoide (inflamação crônica das articulações); artrite reumatoide juvenil (em crianças); lúpus eritematoso sistêmico (doença multissistêmica); lúpus eritematoso discoide (lúpus eritematoso da pele); condições dermatológicas provocadas ou agravadas pela luz solar. Também é indicado para o tratamento das crises agudas e tratamento supressivo de malária por Plasmodium vivax, P. ovale, P. malariae e cepas sensíveis de P. falciparum, além do tratamento radical da malária provocada por cepas sensíveis de P. falciparum.

  • Como este medicamento funciona?

    O sulfato de hidroxicloroquina possui diversas ações farmacológicas, como interferência com a atividade enzimática, ligação ao DNA, inibição da formação de prostaglandinas, ruptura das células dos protozoários e possível interferência no aumento de produção de células de defesa. Em doenças reumáticas, sua função envolve a inibição da interação antígeno - anticorpo, a inibição da síntese de interleucina - 1 (IL - 1) e da degradação da cartilagem induzida por esta citocina, além de inibir as funções lisossomais dos fagócitos e dos macrófagos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    O sulfato de hidroxicloroquina é contraindicado em pacientes com alergia conhecida aos componentes da fórmula, aos derivados da 4-aminoquinolina, e pacientes que apresentam maculopatias pré-existentes (distúrbios visuais). Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos. Além disso, somente o médico pode decidir sobre o uso durante a gravidez e amamentação.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O sulfato de hidroxicloroquina deve ser administrado com cautela em pacientes com infecções crônicas inativas, como hepatite B, varicela/herpes zoster ou tuberculose, pois essas condições podem piorar. O uso concomitante de hidroxicloroquina com medicamentos que induzem toxicidade retiniana não é recomendado. Também foram relatadas reações cutâneas graves, como erupções cutâneas, que podem apresentar sintomas semelhantes à gripe. Pacientes em tratamento a longo prazo necessitam de monitoramento periódico, incluindo hemograma e exame da função muscular. Além disso, pacientes com doenças hepáticas ou renais devem ser avaliados quanto à necessidade de ajuste na dose. Existem relatos de comportamento suicida e distúrbios extrapiramidais em alguns pacientes, sugerindo a importância da supervisão médica durante o tratamento.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O sulfato de hidroxicloroquina deve ser utilizado por via oral e é indicado para adultos e crianças acima de 6 anos. A dosagem e o tempo de tratamento devem ser determinados pelo médico, considerando as condições de saúde do paciente e a patologia a ser tratada.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar o sulfato de hidroxicloroquina, retome o tratamento assim que se lembrar. Contudo, se estiver perto do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e continue com o horário habitual. Não tome o medicamento em dobro para compensar a dose que você esqueceu.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O sulfato de hidroxicloroquina pode causar reações cutâneas graves, como erupções cutâneas que podem envolver úlceras na boca, garganta, nariz, órgãos genitais e conjuntivite. Esses sintomas podem ser precedidos por sinais semelhantes à gripe, como febre, dor de cabeça e dor corporal. Também podem ocorrer distúrbios extrapiramidais e comportamento suicida, assim como alterações do ritmo cardíaco e reações adversas hematológicas em tratamento prolongado. Pacientes devem ser monitorados e a medicação interrompida se surgirem anormalidades.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.