HISTADIN D é indicado para o alívio dos sintomas associados à rinite alérgica e ao resfriado comum, incluindo obstrução nasal (congestão nasal), espirros, rinorreia (corrimento nasal), prurido (coceira) e lacrimejamento. É recomendado quando se deseja um efeito antialérgico e descongestionante em um mesmo medicamento.
Como este medicamento funciona?
HISTADIN D age combatendo a rinite alérgica e o resfriado comum, proporcionando um descongestionamento nasal. A ação antialérgica inicial ocorre a partir de 1 a 3 horas após a administração oral.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoa que: já teve algum tipo de reação alérgica ou reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto ou a outros produtos similares; está fazendo uso de medicamentos inibidores da enzima monoaminoxidase (IMAO) (por exemplo: tranilcipromina, moclobemida, selegilina) ou nos 14 dias após a suspensão destes medicamentos; possui glaucoma de ângulo estreito (doença ocular), retenção urinária, hipertensão grave, doença coronariana grave e hipertireoidismo. Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A pseudoefedrina não deve ser utilizada em pacientes que possuam hipertensão arterial (pressão alta) grave ou não controlada, ou insuficiência renal (mal funcionamento dos rins) aguda grave (súbita) ou crônica (de longo prazo). Em caso de surgimento de dores de cabeça intensas de início súbito, enjoos, vômitos, confusão, convulsões e perturbações (alterações) visuais, o tratamento deve ser interrompido e você deverá procurar atendimento médico imediatamente. A loratadina + sulfato de pseudoefedrina pode estimular o sistema nervoso central (SNC) e causar convulsões e/ou colapso cardiovascular (falência do coração) associado com hipotensão (pressão muito baixa) e excitação, especialmente em crianças.
Abuso e dependência podem ocorrer devido à presença de sulfato de pseudoefedrina na formulação de HISTADIN D. O uso abusivo deste medicamento pode causar melhora do humor, diminuição do apetite, sensação de maior energia física, maior capacidade e agilidade mental e também ansiedade, irritabilidade e tagarelice. O uso contínuo de HISTADIN D produz tolerância e o seu uso em doses crescentes causa toxicidade
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15 º e 30ºC). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Adultos e crianças acima de 6 anos de idade e com peso corporal acima de 30 kg: 5 mL a cada 12 horas. Crianças de 6 a 12 anos de idade e com peso corporal até 30 kg: 2,5 mL a cada 12 horas. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você se esqueça de tomar este medicamento, tome-o assim que se lembrar e então acerte o horário de tomá-lo. Não use o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Junto com os efeitos necessários para seu tratamento, os medicamentos podem causar efeitos não desejados. Apesar de nem todos estes efeitos serem descritos na bula, é importante estar ciente de reações adversas que podem ocorrer, como convulsões, colapso cardiovascular, hipotensão, confusão, alucinações, depressão, ansiolíticos, irritabilidade, e dificuldades respiratórias. O uso abusivo pode levar a toxicidade.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso abusivo deste medicamento pode causar melhora do humor, diminuição do apetite, sensação de maior energia física, maior capacidade e agilidade mental, além de ansiedade, irritabilidade e tagarelice. O uso contínuo pode levar à tolerância e a doses crescentes pode causar toxicidade. Se ocorrerem sintomas como dores de cabeça intensas, enjoos, vômitos, confusão, convulsões, e alterações visuais, o tratamento deve ser interrompido e buscar atendimento médico imediatamente.