Holmes H ® (olmesartana medoxomila + hidroclorotiazida) é indicado para o tratamento da pressão arterial alta, ou seja, a pressão cujas medidas estejam acima de 140 mm Hg (pressão “alta” ou sistólica) ou 90 mm Hg (pressão “baixa” ou diastólica).
Como este medicamento funciona?
O Holmes H ® (olmesartana medoxomila + hidroclorotiazida) age diminuindo a pressão arterial, que é a pressão com que o coração faz o sangue circular por dentro das artérias, pois provoca vasodilatação. A hidroclorotiazida, responsável pelo efeito diurético, tem a sua ação iniciada a partir de duas horas e a olmesartana medoxomila, responsável pela redução da pressão arterial, em uma semana.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar Holmes H (olmesartana medoxomila + hidroclorotiazida) se for alérgico ou sensível a qualquer componente deste produto ou a outros medicamentos derivados da sulfonamida; durante a gravidez; se sofrer de insuficiência renal grave ou de diminuição da quantidade de urina (anúria). Você não deve usar esse produto se é diabético e está utilizando alisquireno. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Também é contraindicado para pessoas com sindrom de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Durante o uso do medicamento alguns cuidados devem ser tomados como os descritos a seguir: Queda repentina da pressão (e tonturas): as pessoas que estiverem se tratando com Holmes H ® (olmesartana medoxomila + hidroclorotiazida) devem ficar atentas ao fato de poderem sentir tontura, especialmente nos primeiros dias. Mau funcionamento dos rins: pode haver alteração no funcionamento dos rins durante o tratamento. Em portadores de doença renal grave, pode haver piora do funcionamento dos rins e podem aparecer efeitos cumulativos do medicamento. Deficiência do fígado: Holmes H ® deve ser usado com cuidado em pessoas com mau funcionamento ou doença progressiva do fígado. Reações alérgicas: pessoas que já tiveram alergias ou bronquite asmática ou mesmo aquelas que nunca tiveram, podem apresentar reação ao uso do medicamento devido à presença da hidroclorotiazida. Lúpus eritematoso: os diuréticos tiazídicos podem aumentar ou iniciar a manifestação do lúpus eritematoso sistêmico (doença do sistema imunológico). Ações sobre o metabolismo: pode ocorrer aumento da quantidade de açúcar no sangue com o uso de diuréticos tiazídicos. Diabetes mellitus latente pode se manifestar durante o tratamento com diuréticos tiazídicos. Pode, ainda, ocorrer aumento dos níveis de colesterol, triglicérides, ácido úrico no sangue ou crises de gota. Desequilíbrio dos sais do sangue: os sintomas desses desequilíbrios (detectados em exames de sangue) podem ser
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O HOLMES H (olmesartana medoxomila + hidroclorotiazida) pode ser tomado com ou sem alimentos, pois a alimentação não influencia na ação do medicamento. É indicado para o tratamento da pressão arterial alta e a dose deve ser determinada pelo médico, que fará a avaliação de sua condição clínica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Durante o uso do Holmes H ® (olmesartana medoxomila + hidroclorotiazida), podem ocorrer alguns efeitos colaterais e males, como queda repentina da pressão (tonturas), maus funcionamentos dos rins, reações alérgicas, lúpus eritematoso sistêmico, desequilíbrio dos sais do sangue, e aumento da quantidade de açúcar no sangue e de colesterol. Além disso, pode ocorrer sintomas como boca seca, sede, fraqueza, cãibras, cansaço muscular, palpitações, náuseas e vômitos. É importante que pacientes que utilizam sequestradores de ácidos biliares e anti-inflamatórios não esteroidais façam monitoramento próximo devido ao impacto do Holmes H na função renal e na eficácia do medicamento. Caso haja histórico de câncer de pele, a exposição ao sol deve ser evitada durante o tratamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?