Este medicamento é indicado no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) e dos sintomas relacionados à doença, como sintomas obstrutivos (dificuldade, interrupção, gotejamento, fluxo urinário fraco, esvaziamento incompleto da bexiga), sintomas irritativos (aumento da frequência urinária, urgência, queimação), para redução de risco de retenção urinária aguda e redução de riscos de intervenções cirúrgicas, como retirada da próstata.
Como este medicamento funciona?
O mesilato de doxazosina age relaxando os músculos da próstata e do colo da bexiga através do bloqueio seletivo dos receptores alfa-adrenérgicos, diminuindo a resistência ureteral, aliviando a obstrução e os sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB) dentro de 1 a 2 semanas. A finasterida inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase, reduzindo o volume prostático e aliviando os sintomas obstrutivos urinários, com efeito clínico observado após alguns meses de uso. Estudos indicam que a combinação de mesilato de doxazosina e finasterida reduz significativamente o risco de progressão clínica da HPB.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres, crianças e hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula. Também é contraindicado para menores de 18 anos e para pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. O uso é proibido em mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento, devido ao risco de alterações fetais.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Pacientes com hiperplasia prostática benigna e níveis elevados de antígeno específico prostático (PSA) foram monitorizados em estudos clínicos controlados com dosagens em série do PSA e biópsias da próstata. Nesses estudos, a finasterida não demonstrou alterar a taxa de detecção de câncer de próstata. Recomenda-se a realização de toque retal bem como de outras avaliações para detecção do câncer da próstata, antes do início da terapia com finasterida e periodicamente durante o tratamento. A concentração de PSA no soro é também utilizada para a detecção do câncer de próstata. A finasterida provoca redução de cerca de 50% nas concentrações séricas de PSA em pacientes com HPB, mesmo na presença de câncer da próstata. Esta redução dos níveis de PSA em pacientes com HPB tratados com finasterida deve ser considerada quando se avaliar dados de PSA e não exclui a possibilidade de ocorrência concomitante de câncer de próstata. Qualquer aumento sustentado nos níveis de PSA em pacientes tratados com finasterida deve ser cuidadosamente avaliado, inclusive quanto a não aderência ao tratamento com finasterida.
Assim como com qualquer outro fármaco que seja totalmente metabolizado pelo fígado, o mesilato de doxazosina deve ser administrado com cautela em pacientes com suspeita de insuficiência hepática. O uso deste medicamento pode contribuir para o aparecimento de problemas relacionados à disfunção sexual (como diminuição da libido). Não opere máquinas ou dirija veículos, especialmente no início do tratamento com este produto, pois sua habilidade para essas tarefas pode estar prejudicada. O mesilato de doxazosina tem sido administrado sem qualquer interação adversa com diuréticos, betabloqueadores, agentes anti-inflamatórios, antibióticos e anticoagulantes. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
As cápsulas devem ser tomadas inteiras e engolidas com auxílio de líquidos. A dose recomendada é de uma cápsula do produto (5 mg de finasterida / 2 mg de mesilato de doxazosina) uma vez ao dia, em qualquer hora do dia, obedecendo sempre o mesmo horário ao longo do tratamento. A duração da terapia dependerá do médico prescritor e da resposta clínica do paciente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar hipotensão postural (queda da pressão ao mudar de posição), que pode se manifestar como tontura, fraqueza e, raramente, desmaio, especialmente no início do uso. Além disso, foi relatada ideação suicida, tentativas de suicídio e suícidios consumados em usuários de finasterida, embora a relação causal não esteja clara. Os pacientes devem ser monitorados quanto a estes efeitos e, se ocorrerem, devem interromper o uso e consultar um médico. O uso do medicamento pode também contribuir para o aparecimento de problemas relacionados à disfunção sexual, como a diminuição da libido.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?