O Humectol ® D é um medicamento laxativo utilizado como coadjuvante da evacuação intestinal em pacientes acamados, assim como no pós-operatório e no pós-parto. É indicado na limpeza intestinal prévia a exames radiológicos e no pré-operatório de intervenções anorretais, além de facilitar a defecação em portadores de hemorroidas ou fissuras anais.
Como este medicamento funciona?
Humectol ® D é uma associação de dois laxativos de ação suave. Promove o amolecimento das fezes, facilitando o trânsito intestinal. A substância bisacodil atua na estímulo do intestino, enquanto que a substância docusato de sódio permite a incorporação de água e gordura no bolo fecal, produzindo amolecimento das fezes. O tempo de ação deste medicamento é de aproximadamente 6 - 8 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula do produto. É contraindicado na presença de dores abdominais, náuseas, vômitos, ou quaisquer sintomas de apendicite, abdômen agudo, com impactação fecal (fezes duras e paradas, impossibilitando o trânsito intestinal), obstrução intestinal, perfuração intestinal e hepatite aguda. Humectol ® D não deve ser administrado juntamente com óleo mineral. Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de Humectol ® D em crianças só deve ser feito quando houver indicação médica. Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos. Como ocorre com todos os laxativos, o seu uso frequente e/ou prolongado pode levar à dependência desta medicação e à perda da função intestinal normal, assim como à diarreia com a perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, etc.), especialmente potássio. Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA, que pode causar reações alérgicas, entre as quais a asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. Recomenda-se usar este medicamento apenas ocasionalmente, preferencialmente não mais do que durante alguns dias ou 1 semana, salvo prescrição médica diferente. Uso durante a gravidez - Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista. Evitar uso na lactação.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento; caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Como devo usar este medicamento?
Uso oral. Uso adulto e pediátrico acima de 5 anos. Este medicamento deve ser utilizado da seguinte forma: Adultos: tomar 1 a 2 comprimidos revestidos, ao deitar. Dose máxima diária recomendada: 2 comprimidos revestidos / dia, equivalente a 120mg/dia de docusato de sódio e 10mg/dia de bisacodil. Crianças acima de 5 anos: tomar 1 comprimido revestido, ao deitar. Dose máxima diária recomendada: 1 comprimido revestido / dia, equivalente a 60mg/dia de docusato de sódio e 5mg/dia de bisacodil. Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos. Recomenda-se a utilização deste medicamento até que haja o alívio dos sintomas da constipação intestinal, desde que a utilização esteja dentro do período de 7 dias, sempre respeitando a dosagem recomendada. Períodos maiores de uso deste medicamento somente através de orientação médica. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
No caso de esquecimento de administração, tome novamente a medicação para o alívio dos sintomas da constipação, não devendo, portanto, dobrar a dose porque esqueceu de tomar a dose anterior. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os eventos adversos com Humectol ® D são apresentados em frequência decrescente a seguir: Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): cólica intestinal leve e diarreia. Reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): náuseas, vômitos ou cólicas intestinais intensas, sangue nas fezes, cólicas severas, fraqueza e hemorragia retal. Se algum destes sintomas ocorrer, suspenda o uso da medicação e procure orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se a ingestão do medicamento for alta, ou seja, bem maior do que a recomendada, deve-se suspender o uso da medicação e procurar socorro médico a fim de aliviar os efeitos causados pelo medicamento. No caso de administração de altas doses do produto, podem ocorrer diarreias, espasmos, cólicas abdominais e uma significativa perda de potássio. Se ocorrer superdose acidental, após a ingestão, a absorção pode ser minimizada ou prevenida por meio de lavagem gástrica. Pode ser necessária a reposição de líquidos e de eletrólitos. Com a ocorrência de espasmos e cólicas abdominais, pode-se utilizar antiespasmódicos. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.