Hystin com 20 Comprimidos 2MG

  • Fabricante: Geolab Indústria Farmacêutica S/A - 03485572000104
  • Categoria: Alergia
  • Princípio ativo: Dexclorfeniramina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Hystin ® é destinado para alergias, prurido, rinite alérgica, urticária, picada de inseto, conjuntivite alérgica, dermatite atópica (um tipo de inflamação na pele) e eczema alérgico (dermatite).

  • Como este medicamento funciona?

    Hystin ® é um anti-histamínico ou antialérgico, por isso ajuda a reduzir os sintomas da alergia, prevenindo os efeitos da histamina, que é uma substância produzida pelo próprio organismo. Após a administração oral de 2mg de maleato de dexclorfeniramina, seu início de ação ocorre em 30 minutos. A dexclorfeniramina possui ação anti-histamínica mais prolongada, com duração de até 48 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a outros anti-histamínicos de estrutura química similar. Hystin não deve ser usado em prematuros ou recém-nascidos e em pacientes que estão fazendo uso de inibidores da monoaminoxidase (IMAOs). Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar Hystin, é importante saber que este medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos. Não permita que outra pessoa utilize este medicamento e não o utilize para tratar outras doenças. Não deve ser usado com maior frequência ou em doses maiores do que o recomendado na bula. Caso tenha tido alergia séria a outro produto para alergia, tosse ou resfriado, ou se desenvolver alguma reação enquanto estiver usando Hystin, entre em contato com seu médico ou farmacêutico antes de continuar o tratamento. Este medicamento pode afetar o comportamento de algumas pessoas, causando sonolência, tontura e diminuição do estado de alerta. Portanto, é recomendado ter certeza de como você reage a este medicamento antes de realizar atividades que possam ser perigosas se você não estiver alerta. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas. Informe a seu médico se tem glaucoma, problemas intestinais, úlcera, próstata aumentada, entupimento das vias urinárias, doença cardíaca, pressão alta, problemas na tireoide ou respiratórios, pois deve ser usado com cautela nessas situações. Hystin contém corantes que podem causar reações alérgicas.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Hystin ® deve ser mantido em temperatura ambiente (15 °C a 30°C), protegido da luz e umidade. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido.

  • Como devo usar este medicamento?

    O Hystin deve ser utilizado por via oral. A posologia recomendada para adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido 3 a 4 vezes por dia, não ultrapassando a dose máxima de 12mg/dia (ou seja, 6 comprimidos/dia). Para crianças de 6 a 12 anos, a recomendação é de 1/2 comprimido três vezes por dia, com um máximo de 6mg diários (ou seja, 3 comprimidos/dia). Siga corretamente o modo de usar e, em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de tomar uma dose na hora certa, tome-a assim que possível e depois reajuste os horários de acordo com a esta última tomada, continuando o tratamento de acordo com os novos horários programados. Não dobre a dose para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Poderá ocorrer sonolência leve ou moderada durante o uso deste medicamento

    Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): sonolência leve ou moderada durante o uso;

    Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): pressão baixa; dor de cabeça; palpitação; urticária; prurido; erupções na pele; sensibilidade na pele quando exposta ao sol; aumento do suor; calafrios; fraqueza; choque anafilático (reação alérgica grave); azia; desconforto gástrico; constipação; náusea; dificuldade respiratória; entre outros. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Na ocorrência de superdose, o tratamento de emergência deve ser iniciado imediatamente. A dose letal de dexclorfeniramina estimada no homem é de 2,5 a 5,0mg por Kg. As manifestações podem variar desde depressão do Sistema Nervoso Central como: sedação, apneia (suspensão da respiração), redução do estado de alerta mental, colapso no coração, excitação (insônia, alucinações, tremores ou convulsões) até morte. Outros sinais e sintomas podem incluir tontura, zumbidos, ataxia (incapacidade de coordenar os movimentos musculares), visão opaca e pressão baixa. Excitação, assim como os sinais e sintomas semelhantes à ação da atropina (manifestações no estômago e intestino, boca seca, pupilas fixas e dilatadas, rubor e aumento da temperatura do corpo), são mais observadas em crianças. Tratamento: considerar as medidas padrão para remoção de qualquer droga que não foi absorvida pelo estômago, tais como: absorção por carvão vegetal ativado administrado sob a forma de suspensão.

    Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento.