Ibuprofeno está indicado no alívio temporário da febre e de dores de leve a moderada intensidade como: dor de cabeça; dor nas costas; dor muscular; enxaqueca; cólica menstrual; dores de gripes e resfriados comuns; dor de artrite; dor de dente.
Como este medicamento funciona?
Ibuprofeno possui atividade analgésica, antitérmica e anti-inflamatória. O medicamento traz o ibuprofeno na inovadora cápsula mole, onde o analgésico encontra-se na forma líquida no interior de uma cápsula mole, proporcionando início de ação mais rápido. Após sua administração, o efeito se inicia em cerca de 10 a 30 minutos, com ação prolongada de até 8 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Não usar este medicamento se: for alérgico ao ibuprofeno ou a qualquer outro componente da fórmula, ao ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina) ou a qualquer outro anti-inflamatório não esteroide (AINE); tem ou já teve úlcera gastroduodenal (do estômago ou duodeno) ou sangramento gastrintestinal; tem insuficiência hepática ou renal; tem insuficiência cardíaca grave. Este medicamento é contraindicado durante o terceiro trimestre de gravidez e para menores de 12 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O ibuprofeno pode estar associado a um pequeno aumento do risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. O risco é mais provável com doses elevadas e tratamento prolongado. O ibuprofeno pode reduzir os sintomas de uma infecção (por exemplo, dor de cabeça, febre) e pode, portanto, dificultar a sua detecção. Ao primeiro aparecimento de erupção cutânea, descamação/formação de bolhas na mucosa da boca, lábios, olhos, nariz, genitália ou qualquer outro sinal de hipersensibilidade, deve interromper o tratamento e consultar o seu médico. Este medicamento pode causar tontura e distúrbios visuais. Se afetado, não dirija ou opere máquinas. Tenha um cuidado especial e consulte um médico antes de usar este medicamento, caso: for idoso (mais de 65 anos); estiver tomando outros analgésicos ou medicamentos anti-inflamatórios; tiver asma, doença alérgica ou pólipos nasais; tiver problemas de fígado ou rins; tiver doença do coração; estiver tomando acetilsalicílico por problema do coração ou derrame; tiver pressão arterial elevada; tiver estreitamento das artérias; tiver problemas de estômago; tiver problemas intestinais; tiver Lúpus Eritematoso Sistémico (LES
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O ibuprofeno deve ser utilizado por via oral e é indicado para o alívio temporário da febre e de dores de leve a moderada intensidade, como: dores de cabeça, dores nas costas, dores musculares, enxaqueca, cólica menstrual, dores de gripes e resfriados comuns, dores de artrite e dores de dente. O efeito se inicia em aproximadamente 10 a 30 minutos após a administração, com ação prolongada de até 8 horas. É importante não exceder o uso contínuo por mais de 7 dias sem orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O ibuprofeno pode causar vários maus efeitos, incluindo reações alérgicas graves, como erupção cutânea, descamação, bolhas na mucosa da boca, hemorragias gastrintestinais, náuseas, vômitos, diarreia e indigestão. Também pode ocorrer tontura, distúrbios visuais, e agravar condições como asma ou causar úlceras no estômago, podendo ainda levar a doenças cardíacas, ataques cardíacos ou apoplexia se utilizado em doses elevadas ou por períodos prolongados. Indicadores de preocupação incluem falta de ar, inchaço de pernas, dor no peito e sintomas de problemas hepáticos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de IBUPROFENO, deve interromper o uso e consultar imediatamente um médico, especialmente se desenvolver sintomas como reação alérgica, erupção cutânea, úlcera no estômago, ou sintomas como náuseas, vômitos, flatulência, dor de estômago, hematomas ou hemorragias inexplicáveis. O uso contínuo e em doses elevadas pode aumentar o risco de problemas renais, estomacais e cardiovasculares. Portanto, deve-se ter cautela e seguir as orientações médicas.