IMUSSUPREX ® pertence a um grupo de medicamentos chamados de imunossupressores. Esses medicamentos diminuem a força do sistema de proteção e defesa do organismo, o que é necessário quando o corpo se defende de agressores de forma excessiva, inadequada ou indesejável. IMUSSUPREX ® é indicado para ajudar o corpo a enfrentar algumas doenças autoimunes, nas quais o organismo reage contra si mesmo, atacando e prejudicando seus próprios órgãos. Também é usado em caso de transplante de órgãos (por exemplo, rim, coração ou fígado), para evitar a rejeição do órgão transplantado. Algumas das doenças autoimunes são: artrite reumatoide severa, lúpus eritematoso sistêmico, dermatomiosite/polimiosite, hepatite autoimune crônica ativa, pênfigo vulgar, poliarterite nodosa, anemia hemolítica autoimune, púrpura trombocitopênica idiopática refratária crônica.
Como este medicamento funciona?
A substância ativa de IMUSSUPREX é a azatioprina, um derivado da mercaptopurina. Os mecanismos pelos quais essa substância age, reduzindo as reações de defesa do organismo e a força do sistema imunológico (de proteção), ainda não foram esclarecidos com precisão. O efeito terapêutico de IMUSSUPREX pode tornar-se evidente apenas após semanas ou meses de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
IMUSSUPREX não é indicado para pacientes que têm sensibilidade conhecida à azatioprina (substância ativa) ou a qualquer outro componente do medicamento. É mais provável que os pacientes que apresentam sensibilidade à mercaptopurina manifestem sensibilidade também a IMUSSUPREX. O medicamento também não deve ser administrado a pacientes grávidas ou que pretendam engravidar, a não ser que os benefícios avaliados pelo médico sejam maiores que os riscos para o feto. Além disso, deve-se evitar o uso se houver doença nos rins ou no fígado, se for portador de uma condição com produção insuficiente de tiopurina metiltransferase (TPMT), entre outras condições listadas na bula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não tome IMUSSUPREX ® nos seguintes casos:
- se você for alérgico a IMUSSUPREX ® ou a qualquer outro componente deste medicamento;
- se você for alérgico a mercaptopurina, medicamento semelhante a IMUSSUPREX ®.
Informe seu médico ou farmacêutico antes de tomar IMUSSUPREX ®:
- se você está grávida ou amamentando;
- se você está planejando ter um bebê, discuta isso com seu médico;
- se você foi vacinado recentemente ou está prestes a se vacinar. Não é recomendado administrar vacina de organismo vivo (por exemplo, vacina contra gripe, vacina contra sarampo, vacina BCG, etc.) enquanto estiver administrando IMUSSUPREX ®.
- se você sofre de doença nos rins ou no fígado;
- se você é portador de uma condição em que seu corpo produz muito pouco de uma substância química natural chamada tiopurina metiltransferase (TPMT);
- se você sofre da condição conhecida como síndrome de Lesch-Nyhan;
- se você possui histórico de catapora ou herpes-zóster;
- se você já teve hepatite B;
- se faz uso de medicamentos de ação neuromuscular como tubocurarina ou succinilcolina.
Não deixe de conversar com seu médico antes de tomar qualquer vacina. IMUSSUPREX ® pode afetar os efeitos da vacina ou sua reação a ela. Não quebre os comprimidos de IMUSSUP
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de IMUSSUPREX pode aumentar o risco de infecções, pois atua como um imunossupressor, diminuindo a força do sistema de proteção do organismo. Há também um risco maior de desenvolvimento de linfomas não-Hodgkin e outras malignidades, incluindo câncer de pele, sarcoma e câncer de colo de útero. Os pacientes podem apresentar coceira intensa, nauseas, perda de apetite e diminuição da memória, que podem sugerir deficiência de vitamina B3. Este medicamento pode aumentar o risco de sangramentos em caso de dengue ou quando associado a outros medicamentos que aumentem o efeito hemorrágico. Além disso, é contraindicado em casos de alergia à azatioprina ou a qualquer outro componente do medicamento. Efeitos adversos podem ainda incluir reações em pacientes com doenças nos rins ou no fígado, e interferências com vacinas de organismo vivo. Se surgirem sintomas como diarreia ou erupções cutâneas, deve-se informar ao médico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?