INILOK ® 40 mg é indicado para o tratamento das esofagites de refluxo moderadas ou graves e dos sintomas de refluxo gastroesofágico (azia e regurgitação). Também é indicado para tratamento intermitente de sintomas, de acordo com a necessidade.
Como este medicamento funciona?
INILOK ® atua reduzindo a quantidade de ácido produzido pelo estômago inibindo uma estrutura localizada dentro de células específicas do estômago (células parietais) responsáveis pela produção de ácido clorídrico. INILOK ® faz parte de uma classe de bloqueadores de ácido clorídrico denominada “inibidores de bomba de prótons” (IBP). O tratamento com INILOK ® deve proporcionar o desaparecimento dos sintomas de azia, dor epigástrica e regurgitação ácida. Sua ação ocorre logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo por 3 dias. Após a interrupção do medicamento a produção normal de ácido é restabelecida dentro de 3 dias.
Quando não devo usar este medicamento?
INILOK ® não deve ser usado por pacientes que apresentem alergia (hipersensibilidade) conhecida ao pantoprazol ou a quaisquer dos componentes da fórmula, ou a benzimidazóis substituídos. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Alguns sintomas (p. ex. significativa perda de peso não intencional, vômitos recorrentes e ou com sangue, dificuldade para engolir, anemia ou fezes escuras) podem ser sinais de um transtorno mais grave; assim, deve-se excluir a possibilidade de malignidade na presença de qualquer desses sintomas de alarme e quando houver suspeita ou presença de úlcera gástrica, já que o tratamento com pantoprazol pode aliviar os sintomas e retardar o diagnóstico. Caso os sintomas persistam apesar de tratamento adequado, devem-se considerar investigações adicionais. Em casos de insuficiência hepática grave, o tratamento com INILOK deve ser feito somente com acompanhamento regular de seu médico.
Clostridium difficile: O tratamento com IBP pode estar associado a um risco aumentado de infecção por Clostridium difficile. Como todos os inibidores de bomba de próton, o pantoprazol pode aumentar a contagem de bactérias normalmente presentes no trato gastrointestinal superior. Por esse motivo, o tratamento com INILOK pode levar a um leve aumento do risco de infecções gastrointestinais causadas por bactérias como Salmonella, Campylobacter e C. difficile. Ocorrendo alteração das características dos seus sintomas, o médico deve ser informado.
Fratura óssea: O tratamento com inibidores da bomba de próton (IBP
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O tratamento com INILOK deve ser feito de acordo com as orientações médicas. É indicado para o tratamento das esofagites de refluxo moderadas ou graves e dos sintomas de refluxo gastroesofágico (como azia e regurgitação). É importante ressaltar que INILOK atua reduzindo a quantidade de ácido produzido pelo estômago por meio da inibição das células parietais, responsáveis pela produção de ácido clorídrico. O efeito do medicamento ocorre logo após a administração e o efeito máximo é cumulativo, acontecendo ao longo de três dias. A produção normal de ácido é restabelecida em até três dias após a interrupção do uso. O medicamento deve ser utilizado apenas por adultos, conforme as orientações de um médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar este medicamento, utilize-o assim que lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, não utilize a dose esquecida; retorne ao seu esquema posológico normal. Não use uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
INILOK pode causar alguns males ao paciente, conforme descrito na bula. Isso inclui:
Reações cutâneas graves, como eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, e necrólise epidérmica tóxica.
Aumento do risco de infecções gastrointestinais, como aquelas causadas por Clostridium difficile.
Hipomagnesemia, que pode levar a tétano, arritmias e convulsões.
Risco aumentado de fraturas ósseas devido a osteoporose, especialmente em tratamento a longo prazo.
Deficiência de vitamina B12 quando em uso prolongado.
Associação rara com lúpus eritematoso cutâneo subagudo.
Os pacientes devem ser monitorados e informar seus médicos sobre quaisquer sintomas adversos que possam ocorrer.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?