INZELM é indicado para o tratamento de doenças ácido-pépticas:
Tratamento de úlcera gástrica (UG);
Tratamento de úlcera duodenal (UD);
Tratamento de esofagite de refluxo (ER) (esofagite erosiva EE) em todas as classificações de LA (A - D);
Tratamento de manutenção de esofagite de refluxo (esofagite erosiva) em pacientes com recidivas e recaídas repetidas da condição;
Prevenção de recidiva de úlcera gástrica ou úlcera duodenal durante administração de baixa dose de ácido acetilsalicílico;
Prevenção de recidiva de úlcera gástrica ou úlcera duodenal durante a administração de AINE (anti-inflamatório não esteroidal).
Como este medicamento funciona?
INZELM inibe a produção de ácido no estômago por ser um bloqueador ácido competitivo de potássio (PCAB). O efeito ácido-inibitório de INZELM é potente e rápido, sendo evidente logo após a primeira administração e é sustentado durante um tratamento de 7 dias. Além disso, a rapidez do início é dependente da dose (as doses mais elevadas têm um efeito mais rápido no aumento do pH do que as doses mais baixas).
Quando não devo usar este medicamento?
INZELM está contraindicado para pacientes que apresentam hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes do medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de INZELM deve ser feito com cautela devido a algumas condições e riscos. Relatos de toxicidade no fígado indicam que anormalidades hepáticas, incluindo lesões, foram observadas. A discontinução de INZELM é recomendada em pacientes com evidência de anormalidades no fígado ou que apresentem sintomas sugestivos de disfunção hepática. O medicamento pode elevar o pH no estômago, sendo assim, não é recomendado administrá-lo com medicamentos cuja absorção seja dependente de um pH ácido. É importante também considerar que o uso de INZELM pode mascarar sintomas de malignidade gástrica e que existe um risco aumentado de diarreia associada a Clostridium difficile. Além disso, o uso prolongado pode aumentar o risco de fractures ósseas, especialmente em idosos. Em relação aos testes laboratoriais, o tratamento deve ser interrompido 4 semanas antes das medições de Cromogranina A (CgA). Durante a gravidez e lactação, o uso de INZELM deve ser avaliado com cautela e sob orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A bula não fornece informações específicas sobre a posologia do medicamento INZELM. Para maiores esclarecimentos, recomenda-se consultar um médico ou farmacêutico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento INZELM pode causar os seguintes males: toxicidade no fígado, com anormalidades reportadas após o início do tratamento; elevação do pH no estômago, o que pode interferir na absorção de medicamentos; mascaramento de sintomas associados à malignidade gástrica; diarreia associada a Clostridium difficile, incluindo colite pseudomembranosa; fratura óssea em pacientes idosos ou com fatores de risco; e interferência com testes laboratoriais, especialmente com o aumento do nível de Cromogranina A (CgA). Também não se conhece a influência de INZELM na capacidade de dirigir ou operar máquinas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?