Este medicamento é indicado para o tratamento de manutenção do broncoespasmo (falta de ar repentina) associado à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica e enfisema. Você pode usar o brometo de ipratrópio solução para nebulização junto com medicamentos como fenoterol no tratamento do broncoespasmo agudo relacionado com a asma e a DPOC.
Como este medicamento funciona?
O brometo de ipratrópio atua como broncodilatador (dilata os canais das vias respiratórias, facilitando e aumentando a passagem de ar). O efeito inicia-se em poucos minutos após a inalação, mais comumente entre 3 e 30 minutos, e dura, em média, de 5 a 6 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar este medicamento se tiver alergia a atropina ou seus derivados (tais como o brometo de ipratrópio), ou a qualquer dos componentes da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Podem acontecer reações alérgicas (hipersensibilidade) após a inalação de brometo de ipratrópio, como urticária, inchaço da boca, lábios, língua e garganta, erupção da pele, falta de ar e reação alérgica grave (anafilaxia). O brometo de ipratrópio pode causar uma reação chamada broncoespasmo paradoxal, que causa contração das vias respiratórias, levando à falta de ar repentina e que pode ser fatal. Se isso ocorrer, seu médico avaliará a descontinuação do brometo de ipratrópio e a substituição por uma terapia alternativa. Deve-se ter cautela ao utilizar o medicamento se você tiver predisposição a glaucoma de ângulo fechado, doenças do trato urinário, ou fibrose cística. O brometo de ipratrópio solução para nebulização contém conservantes que podem causar broncoconstrição em alguns pacientes. É recomendada cautela ao dirigir ou operar máquinas durante o tratamento devido a possíveis efeitos indesejáveis como tonturas e visão embaçada. A segurança do uso durante a gravidez não está estabelecida e deve ser avaliada pelo médico. A administração durante a amamentação deve ser realizada com cuidado e sob avaliação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
ARMAZENAR EM TEMPERATURA AMBIENTE (DE 15ºC A 30ºC). PROTEGER DO CALOR. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Antes de usar o medicamento, leia as instruções a seguir, confirme a dose a ser administrada e o nome do medicamento no frasco. O brometo de ipratrópio solução (gotas) deve ser administrado por inalação, após diluição. A solução deve ser nebulizada e inalada até ser totalmente consumida. A dose recomendada deve ser diluída em solução fisiológica até um volume final de 3-4mL. Utilize aparelhos de nebulização disponíveis no mercado. Não misture o brometo de ipratrópio solução para nebulização com cromoglicato dissódico no mesmo nebulizador.
Posologia: Tratamento de manutenção - Adultos (inclusive idosos e adolescentes acima de 12 anos): 40 gotas, 3 a 4 vezes ao dia. Crianças de 6-12 anos: 20 gotas, 3 a 4 vezes ao dia. Crianças abaixo de 6 anos: 8 a 20 gotas, 3 a 4 vezes ao dia. Tratamento da crise aguda (falta de ar súbita) - Adultos (inclusive idosos e adolescentes acima de 12 anos): 40 gotas. Crianças de 6-12 anos: 20 gotas. Crianças abaixo de 6 anos: 8 a 20 gotas. As doses acima podem ser repetidas até estabilização da crise, conforme orientação do médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o brometo de ipratrópio, deve administrar a dose assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retorne ao esquema habitual. Não dobre a dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O brometo de ipratrópio pode causar reações alérgicas (hipersensibilidade), como urticária, inchaço da boca, lábios, língua e garganta, erupção da pele, falta de ar e reação alérgica grave (anafilaxia). Pode também ocorrer uma reação chamada broncoespasmo paradoxal, que pode ser fatal. Outros efeitos indesejáveis incluem tonturas, dificuldade para adaptar a vista, dilatação da pupila e visão embaçada. Adicionalmente, pode haver complicações oculares se o medicamento atingir os olhos, resultando em dor ou desconforto, visão embaçada, e aumento da pressão dentro dos olhos. É importante tomar cuidado, especialmente em pacientes com predisposição a glaucoma ou doenças do trato urinário.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de brometo de ipratrópio, é necessário que o médico avalie a situação e, caso haja necessidade, ajuste o tratamento. É importante seguir a dose receitada e não ultrapassar a dose diária recomendada, pois doses excessivas podem levar à necessidade de supervisão médica.