ISON é indicado para o tratamento de formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores (antibióticos sistêmicos e medicamentos de uso tópico).
Como este medicamento funciona?
ISON contém em sua fórmula uma substância derivada da vitamina A – a isotretinoína. A melhora clínica da acne grave está associada à diminuição da atividade e à redução do tamanho das glândulas produtoras de sebo. O tempo médio de início de ação farmacológica com resultado clínico é variável, mas estimado entre 8 e 16 semanas.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Causa graves defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto. É contraindicado a pacientes no período de lactação, a pacientes com alergia conhecida à isotretinoína ou a qualquer substância contida na cápsula, e a pacientes alérgicos à soja. Também está contraindicado a pacientes com aumento excessivo de vitamina A, a pacientes que usam tetraciclinas e a pacientes com valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados. Além disso, é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência hepática.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
ISON é teratogênico, isto é, pode ocasionar graves defeitos físicos ao feto (envolvendo em particular o sistema nervoso central, o coração e os grandes vasos sanguíneos), quando ocorrer gravidez durante o seu uso ou mesmo até um mês após a interrupção do tratamento, independentemente da quantidade de medicação ou tempo de tratamento. Por esse motivo, ISON não deve ser tomado por mulheres grávidas ou que possam engravidar. Há também risco elevado de aborto espontâneo. ISON é contraindicado a mulheres com potencial de engravidar, a menos que elas satisfaçam todas as condições a seguir: ter acne grave resistente às terapêuticas convencionais; ser confiável na compreensão e cumprimento das instruções; ser informada pelo médico sobre o perigo de engravidar durante e até 1 mês após o término do tratamento com ISON; ser advertida sobre a possibilidade de falha do método anticoncepcional; confirmar que compreendeu as precauções; ser capaz de usar medidas contraceptivas eficazes mandatórias; usar contracepção eficaz sem interrupção durante 1 mês antes do início do tratamento com ISON, durante o tratamento e até 1 mês após a descontinuação do tratamento; ter teste de gravidez negativo, supervisionado pelo médico, no mínimo 11 dias antes de iniciar o tratamento; iniciar a terapêutica com ISON somente no segundo ou terceiro dia do próximo ciclo menstrual normal. Caso ocorra gravidez durante o tratamento com ISON ou durante o mês seguinte após sua interrupção, o seu médico deverá ser imediatamente informado. ISON pode passar para o leite materno, e, por esse
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento ISON deve ser utilizado por via oral e é indicado para o tratamento de formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores. O tratamento deve ser iniciado no segundo ou terceiro dia do próximo ciclo menstrual normal para as mulheres que possam engravidar, e as pacientes devem seguir rigorosamente as precauções contraceptivas antes, durante e após o tratamento. Também é importante monitorar a função do fígado e os níveis lipídicos no sangue e interromper o tratamento caso ocorram efeitos colaterais significativos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento ISON pode causar graves defeitos físicos ao feto, especialmente se houver gravidez durante o tratamento ou até um mês após a interrupção. Há também risco elevado de aborto espontâneo. Pacientes podem apresentar distúrbios do fígado, com necessidade de monitoramento da função hepática. Alterações lipídicas nos níveis de triglicérides no sangue podem ocorrer e, se incontroláveis, podem levar a pancreatite. Distúrbios psiquiátricos, como depressão e raras tentativas de suicídio, foram relatados. Algumas alterações ósseas e diminuição da contagem de células vermelhas e brancas no sangue foram observadas. Também pode haver pioras agudas do quadro de acne no início do tratamento
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?