O itraconazol é um medicamento utilizado no tratamento de infecções fúngicas (micoses) da vagina, pele, boca, olhos, unhas ou órgãos internos.
Como este medicamento funciona?
Estudos in vitro demonstraram que o itraconazol inibe a síntese do ergosterol em células fúngicas. O ergosterol é um componente vital da membrana celular dos fungos. A inibição da sua síntese tem como última consequência um efeito antifúngico. Nas infecções de pele, as lesões irão desaparecer completamente apenas em algumas semanas após o término do tratamento (2 a 4 semanas). O itraconazol mata o fungo propriamente, mas a lesão desaparece junto com o crescimento da pele sadia. As lesões das unhas desaparecem apenas 6 a 9 meses após o final do tratamento, uma vez que o itraconazol apenas mata o fungo, havendo necessidade de a unha crescer para a cura ser observada. Portanto, não se preocupe se você não notar melhora durante o tratamento: o medicamento permanecerá na unha por vários meses exercendo seu efeito.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize itraconazol: - Se você for alérgico ao itraconazol ou a qualquer um dos componentes do medicamento; - Se você estiver grávida (a menos que seu médico saiba que você está grávida e decida que você precisa tomar itraconazol); - Se você estiver em idade fértil, você deve tomar precauções contraceptivas adequadas para ter certeza de que não engravidará enquanto estiver tomando itraconazol; - Se você possui insuficiência cardíaca (também chamada de insuficiência cardíaca congestiva ou ICC) o itraconazol pode agravar a doença. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência cardíaca, síndrome de má absorção de glicose-galactose e insuficiência de sacarose-isomaltase.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico ou farmacêutico se você estiver usando qualquer outro medicamento, pois o uso em conjunto com alguns medicamentos pode ser prejudicial. Você deve informar ao seu médico se possui algum problema de fígado, pois pode ser necessário ajustar a dose de itraconazol cápsulas. Este medicamento pode causar danos ao fígado. Por isso, seu uso requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle. Você deve parar de tomar itraconazol cápsulas e procurar seu médico imediatamente se qualquer dos seguintes sintomas aparecer durante o tratamento com itraconazol: falta de apetite, náuseas, vômitos, cansaço, dor abdominal, coloração amarelada da pele ou dos olhos, fezes claras ou urina muito escura. Se for necessário que você tome itraconazol cápsulas, seu médico poderá solicitar monitoramento sanguíneo constante. Esta ação tem como objetivo descartar distúrbios hepáticos em tempo hábil, já que estes distúrbios podem ocorrer, embora muito raramente. Você deve informar ao seu médico se possui qualquer problema no coração e relatar mudança de peso, inchaço ou falta de ar. Este medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal. Não tome este medicamento se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT ou se já teve episódios de ritmo cardíaco anormal. Avise seu médico se você tiver bradicardia, insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração, ou se você souber que tem baixo nível de potássio ou de magnésio no sangue. Você deve informar ao seu médico se possui problemas no rim, pois pode ser necessário ajustar a dose de itraconazol
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O itraconazol pode causar danos ao fígado, o que requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle. Os usuários devem interromper o uso e buscar assistência médica se apresentarem sintomas como falta de apetite, náuseas, vômitos, cansaço, dor abdominal, coloração amarelada da pele ou dos olhos, fezes claras ou urina muito escura. Além disso, pode provocar reações alérgicas graves e problemas cardíacos, como alterações nos batimentos cardíacos, podendo ser potencialmente fatal. Há também um risco de tontura, visão turva ou dupla e perda da audição. O uso em pacientes com insuficiência cardíaca é contraindicado, pois pode agravar a condição.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de ITRACONAZOL, deve-se procurar auxílio médico imediatamente. O uso excessivo pode levar a efeitos adversos e complicações. É fundamental seguir as orientações médicas e relatar qualquer sintoma inesperado.