JARDIANCE DUO é indicado para melhorar o controle da glicose (açúcar) no sangue em adultos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2), em conjunto com dieta e exercícios físicos, nas seguintes situações: quando o tratamento com JARDIANCE DUO for adequado ao paciente; quando não for possível controlar o diabetes com metformina ou empagliflozina em comprimidos separados; quando não for possível controlar o diabetes com metformina ou empagliflozina em associação com outros medicamentos para o tratamento do diabetes, incluindo insulina; e quando o paciente já faz uso de empagliflozina e metformina administrados em comprimidos separados.
Como este medicamento funciona?
JARDIANCE DUO atua no tratamento do diabetes mellitus tipo 2 através da associação de dois componentes ativos, a empagliflozina e o cloridrato de metformina. A empagliflozina reduz a reabsorção do açúcar dos rins para o sangue e, desta forma, controla os níveis de açúcar no sangue, pois este é eliminado na urina. Além disso, a eliminação de glicose na urina desencadeia a perda de calorias, associada com a perda de gordura corporal e redução do peso corporal. A eliminação de glicose na urina observada com a empagliflozina é acompanhada de aumento discreto do volume e frequência urinários, que pode contribuir para a redução sustentada e moderada da pressão sanguínea. O cloridrato de metformina reduz o açúcar no sangue ao reduzir a produção de glicose pelo fígado, aumentar a captação de glicose nos tecidos e/ou retardar a absorção de glicose no intestino. Não estimula a secreção de insulina e, portanto, tem baixo risco de produzir hipoglicemia (queda nos níveis de açúcar no sangue).
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar JARDIANCE DUO se tiver as seguintes condições:
• alergia à empagliflozina e/ou ao cloridrato de metformina ou a qualquer um dos componentes da fórmula;
• qualquer tipo de acidose metabólica aguda, como acidose láctica e cetoacidose diabética;
• pré-coma por diabetes;
• insuficiência renal grave (depuração de creatinina do sangue < 30 mL/min ou taxa de filtração glomerular < 30 mL/min/1,73 m²), condições agudas que alterem a função dos rins, como desidratação, infecção grave, choque, e uso de contraste à base de iodo;
• doenças que causem falta de irrigação sanguínea nos tecidos;
• mau funcionamento do fígado, intoxicação por álcool e alcoolismo.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
JARDIANCE DUO não deve ser usado em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 (ou seja, se seu corpo não produz insulina). Foram relatados casos de cetoacidose diabética, uma condição grave com risco de vida, em pacientes tratados com empagliflozina, incluindo casos fatais. Em caso de aparecimento de sintomas como náuseas, vômitos, anorexia (falta de apetite), dor abdominal, sede excessiva, dificuldade em respirar, confusão, cansaço anormal ou sonolência, informe imediatamente seu médico. JARDIANCE DUO deve ser usado com precaução em pacientes que possam estar sob risco maior de cetoacidose, como aqueles em dieta com restrição de carboidratos ou com desidratação grave. Os pacientes devem estar atentos ao risco de acidose láctica, caracterizada por dispneia acidótica, dificuldade respiratória, cãibras musculares, astenia (sensação de fraqueza), hipotermia seguida de coma. Em caso de suspeita, você deve procurar atendimento médico imediatamente.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O JARDIANCE DUO pode causar casos de cetoacidose diabética, que é uma condição grave com risco de vida. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, anorexia (falta de apetite), dor abdominal, sede excessiva, dificuldade em respirar, confusão, cansaço anormal ou sonolência. Também foram relatados casos de acidose láctica, que pode se manifestar com dispneia acidótica, cãibras musculares, astenia (sensação de fraqueza), hipotermia e coma. O risco de acidose láctica aumenta em pacientes com piora do funcionamento dos rins e outras condições associadas. Além disso, há relatos de fasciíte necrosante do períneo, caracterizada por infecção grave na região genital, que pode levar a complicações sérias.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?