• Home
  • Bulas
  • Klaricid 50mg Suspensao 60ml Pediatrico

Klaricid 50mg Suspensao 60ml Pediatrico

  • Fabricante: Abbott Laboratórios Do Brasil Ltda - 56998701000116
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Claritromicina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    KLARICID ® (claritromicina) é indicado para o tratamento das infecções das vias respiratórias superiores (exemplos: faringite e sinusite) e inferiores (exemplos: bronquite e pneumonia) e infecções da pele e tecidos moles (exemplos: foliculite, celulite, erisipela) causadas por todos os micro-organismos sensíveis a claritromicina. KLARICID ® também é indicado para o tratamento de infecções disseminadas ou localizadas causadas por micobactérias.

  • Como este medicamento funciona?

    KLARICID  é um antibiótico do tipo macrolídeo semissintético que exerce sua ação antibacteriana inibindo a produção de proteínas pelas bactérias sensíveis à claritromicina. A claritromicina é rapidamente absorvida depois de tomada por via oral, começando a agir cerca de 2 horas após ingestão.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    KLARICID é contraindicado para o uso por pacientes com conhecida alergia aos antibióticos macrolídeos e a qualquer componente da fórmula. Também está contraindicado se você estiver fazendo uso de um dos seguintes medicamentos: astemizol, cisaprida, pimozida e terfenadina, e se você estiver com hipocalemia (pouca quantidade de potássio no sangue), pois pode causar um prolongamento do intervalo QT (alteração no eletrocardiograma) e arritmias cardíacas incluindo taquicardia ventricular, fibrilação ventricular e torsades de pointes (distúrbio no ritmo cardíaco). O uso deste medicamento com alcaloides de Ergot (exemplo: ergotamina ou di-hidroergotamina) é contraindicado, pois pode resultar em toxicidade ao ergot. A coadministração deste medicamento com midazolam oral é contraindicada. Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com histórico de prolongamento do intervalo QT, adquirido ou congênito (alteração no eletrocardiograma de nascença ou adquirida) ou arritmia ventricular do coração, incluindo torsades de pointes. Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com distúrbios eletrolíticos (hipocalemia ou hipomagnesemia), devido ao risco de prolongamento do intervalo QT. Este medicamento não deve ser utilizado em combinação com colchicina. Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes que sofrem de insuficiência hepática grave em combinação com

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso prolongado deste medicamento, assim como de outros antibióticos, pode resultar na colonização por bactérias e fungos não sensíveis ao tratamento. Na ocorrência de superinfecção, uma terapia adequada deve ser estabelecida pelo médico. A claritromicina deve ser administrada com cuidado a pacientes com alteração da função do fígado ou dos rins, uma vez que, a claritromicina é metabolizada principalmente pelo fígado. Recomenda-se precaução a pacientes com insuficiência renal severa. A claritromicina deve ser descontinuada imediatamente se sinais e sintomas de hepatite ocorrerem como anorexia, icterícia, urina escura, coceira ou sensibilidade abdominal. A diarreia associada à Clostridioides difficile foi relatada com o uso de quase todos os agentes antibacterianos, incluindo claritromicina, portanto a existência dessa bactéria deve ser considerada pelo médico em todos os pacientes que apresentarem quadro de diarreia após o uso de antibiótico. Este medicamento não deve ser utilizado em combinação com colchicina. Recomenda-se precaução quanto à administração de claritromicina juntamente com benzodiazepínicos, como triazolam e midazolam intravenoso ou bucal. A repolarização cardíaca e intervalo QT prolongado têm sido observados em pacientes em tratamento com macrolídeos incluindo claritromicina, portanto, tal situação pode levar ao aumento da arritmia ventricular, incluindo torsades de pointes. Pacientes com doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca grave,

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para usar o medicamento KLARICID, é necessário reconstituir os grânulos com água filtrada ou fervida e resfriada até formar 60 mL de suspensão. A administração deve ser feita por via oral em pacientes pediátricos acima de 6 meses de idade. O uso deve seguir a orientação médica quanto à dosagem e duração do tratamento, que depende da condição a ser tratada.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar KLARICID, tome a dose assim que lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, não tome a dose esquecida; continue com o esquema regular. Não duplique a dose para compensar a esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de KLARICID pode causar efeitos colaterais relacionados a distúrbios cardíacos, como o prolongamento do intervalo QT, o que pode levar a arrítmias cardíacas, incluindo taquicardia ventricular, fibrilação ventricular e torsades de pointes. Além disso, pode ocorrer hepatite com sinais como anorexia, icterícia, urina escura, coceira ou sensibilidade abdominal. Diarreia associada à Clostridioides difficile também pode ocorrer, variando de leve a grave.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de KLARICID, deve-se buscar orientação médica imediatamente. A administração excessiva de claritromicina pode levar a efeitos adversos, que podem exigir intervenção médica.