Kollagenase ® (colagenase) é destinada para o tratamento de lesões da pele em que é indicado o desbridamento (retirada de tecido desvitalizado) em feridas, úlceras e lesões necróticas (com tecido desvitalizado) em geral. Promove o preparo do leito da ferida através da limpeza enzimática das áreas lesadas, com uma cicatrização uniforme e de forma mais rápida. Esta indicação compreende: úlceras de diversas etiologias (de pressão ou por decúbito, varicosa, relacionada à diabetes, entre outros), gangrenas de extremidade; lesões por congelamento; condições associadas à difícil cicatrização; queimaduras; previamente ao transplante de pele (enxerto cutâneo) por sua ação no leito da ferida; feridas onde se torne necessário o desbridamento enzimático da lesão.
Como este medicamento funciona?
A Kollagenase ® contém em sua formulação a colagenase, uma enzima utilizada como agente desbridante em lesões superficiais, promovendo a limpeza enzimática das áreas lesadas, ou seja, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, tecidos necrosados e crostas. A cicatrização da ferida é acelerada se não houver tecido necrosado no ferimento. A colagenase tem a propriedade de decompor o colágeno em seu estado natural ou desnaturado, contribuindo na formação de tecido novo (de granulação) e subsequente cicatrização (reepitelização das feridas). O colágeno de tecido sadio ou do tecido recentemente formado não é afetado pela colagenase. A limpeza completa da lesão ocorre num período de 1 a 14 dias, sendo que na maioria dos casos a ação da pomada torna-se evidente nos primeiros seis dias de tratamento. O efeito ótimo da colagenase se dá após 8 a 12 horas da aplicação e tem a duração de até 24 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
A Kollagenase ® é contraindicada às pessoas com hipersensibilidade (alergia) à colagenase ou a qualquer outro componente da formulação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se não houver melhora após 14 dias, consultar seu médico, pois o tratamento com Kollagenase deve ser descontinuado. O intervalo ideal de pH para a ação da colagenase é de 6 a 8; condições fora deste intervalo diminuem sua atividade. Evitar o uso de compressas contendo íons metálicos ou soluções ácidas. Observar higiene pessoal rigorosa para evitar infecções durante o desbridamento. A aplicação deve ser feita com cuidado na área da ferida, evitando o contato com olhos e mucosas. Sensibilização pode ocorrer após o uso prolongado. Monitorar pacientes debilitados para infecções bacterianas sistêmicas, e o uso é restrito a casos estritamente indicados durante os três primeiros meses da gravidez.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Kollagenase ® deve ser armazenada dentro de sua embalagem original. Conservar o produto em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C. Fechar a bisnaga após o uso. Se armazenado nas condições indicadas, o medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de validade de 24 meses a partir de sua data de fabricação impressa na embalagem.
Como devo usar este medicamento?
Deve-se fazer rigorosa higiene local antes da utilização do medicamento. O uso deve ser tópico (sobre a pele). Evitar contato com os olhos e com a mucosa da cavidade oral. Recomenda-se aplicar a pomada, cuidadosamente, dentro da área lesada. A pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2 mm, uma vez ao dia. Kollagenase deve ter um contato pleno com toda a área lesada. O efeito nas crostas necróticas é mais eficaz, abrindo-se um corte no centro e, em alguns casos, nas margens, seguido de aplicação da pomada, tanto por baixo da crosta como por cima.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A Kollagenase é contraindicada às pessoas com hipersensibilidade (alergia) à colagenase ou a qualquer outro componente da formulação. Um leve eritema (vermelhidão) transitório tem sido notado na pele ao redor da ferida, particularmente quando a aplicação da pomada não é feita apenas na ferida. Além disso, a sensibilização pode ocorrer após o uso prolongado. Pacientes debilitados devem ser monitorados para infecções bacterianas sistêmicas, devido à possibilidade teórica de que enzimas desbridantes possam aumentar o risco de bacteremia. Adicionalmente, o medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?