Kollagenase ® com cloranfenicol é destinada para o tratamento de lesões da pele em que é indicado o desbridamento (retirada de tecido desvitalizado) e antibioticoterapia tópica, em feridas, úlceras e lesões necróticas. Esta indicação compreende: úlceras de diversas etiologias (de pressão ou por decúbito, varicosa, relacionada à diabetes, entre outros); gangrenas de extremidade; lesões por congelamento; condições associadas à difícil cicatrização; queimaduras; previamente ao enxerto cutâneo por sua ação no leito da ferida; feridas onde se torne necessário o desbridamento enzimático da lesão.
Como este medicamento funciona?
Kollagenase com cloranfenicol é uma associação de colagenase com cloranfenicol. A colagenase atua como um agente desbridante, removendo tecido desvitalizado em lesões superficiais e promovendo a limpeza enzimática das áreas lesadas, dissolvendo tecidos necrosados e crostas. Isso acelera a cicatrização se não houver tecidode desvitalizado no ferimento, ajudando na formação de tecido novo e na subsequente reepitelização das feridas. O cloranfenicol, um antibiótico de amplo espectro, é utilizado para conter infecções bacterianas locais que podem estar presentes.
Quando não devo usar este medicamento?
Kollagenase com cloranfenicol (colagenase com cloranfenicol) é contraindicada:
− a pacientes com hipersensibilidade (alergia) à colagenase, ao cloranfenicol ou a qualquer outro componente da formulação;
− a pacientes com doença hematológica (doença do sangue) presente ou anterior, por exemplo, panmielopatia (doenças da medula óssea) e icterícia hemolítica (cor amarelada do paciente devido à destruição dos glóbulos vermelhos no sangue);
− a pacientes com queimaduras extensas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Kollagenase com cloranfenicol é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade à colagenase, cloranfenicol ou qualquer outro componente da formulação. Também não deve ser utilizada em casos de doença hematológica ou queimaduras extensas. Deve-se evitar o uso por mulheres grávidas sem orientação médica. Se não houver melhora após 14 dias, o tratamento deve ser descontinuado. O intervalo ideal de pH para a ação da colagenase é de 6 a 8, e deve-se evitar agentes que inibam sua atividade, como detergentes e íons metálicos. A aplicação deve ser feita cuidadosamente na área da ferida, evitando contato com os olhos e a mucosa oral. O uso prolongado pode causar sensibilização e a absorção sistêmica de cloranfenicol não pode ser excluída. É importante manter higiene pessoal rigorosa durante o tratamento e a limpeza do local da aplicação potencializa a ação da enzima.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Kollagenase com Cloranfenicol deve ser aplicado cuidadosamente dentro da área da ferida. Antes da aplicação, é necessário fazer a limpeza do local com soro fisiológico estéril, removendo todo o material necrótico (tecido desvitalizado) e líquidos da ferida (exsudatos) que impedem a cicatrização. A limpeza do local da aplicação potencializará a ação da enzima. Um leve eritema (vermelhidão) transitório pode ocorrer na pele ao redor da ferida, especialmente se a aplicação não for feita apenas na ferida. É importante evitar o contato do medicamento com os olhos e com a mucosa da cavidade oral. O uso de antibióticos por tempo prolongado pode facilitar a proliferação de micro-organismos não sensíveis. Caso isso ocorra, deve-se descontinuar o tratamento e consultar um médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar Kollagenase com Cloranfenicol, é importante retornar ao tratamento assim que lembrar, aplicando a pomada na ferida conforme o recomendado. Contudo, evite dobrar a dose para compensar a aplicação que foi esquecida. Se houver dúvidas ou surgirem sinais de infecção, consulte seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que este medicamento pode causar incluem hipersensibilidade (alergia) à colagenase, ao cloranfenicol ou a qualquer outro componente da formulação. É contraindicado para pacientes com doença hematológica presente ou anterior, como panmielopatia e icterícia hemolítica, e para aqueles com queimaduras extensas. O uso prolongado pode facilitar a proliferação de micro-organismos não sensíveis, incluindo fungos, e a absorção sistêmica de cloranfenicol não pode ser excluída.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?