Konduz ® cápsula é indicado para adultos para: tratamento da dor neuropática (dor devido à lesão e/ou mau funcionamento dos nervos e/ou do sistema nervoso); como terapia adjunta das crises epiléticas parciais (convulsões), com ou sem generalização secundária; tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada; controle de fibromialgia (doença caracterizada por dor crônica em várias partes do corpo, cansaço e alterações do sono).
Como este medicamento funciona?
KONDUZ ® age regulando a transmissão de mensagens excitatórias entre as células nervosas. O início da ação do medicamento é, geralmente, percebido cerca de uma semana após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
O medicamento KONDUZ não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (alergia) conhecida à pregabalina ou a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico se você tiver: (1) diabetes, pois pode haver necessidade de controlar mais de perto seu peso e a dose das medicações para tratar a doença; (2) doenças renais, pois a dose de KONDUZ pode precisar de ajustes; (3) insuficiência cardíaca congestiva (doença em que o coração não consegue bombear o sangue adequadamente), pois houve casos de piora dos sintomas associado ao uso de KONDUZ. O uso de KONDUZ está associado com tontura e sonolência, que pode aumentar a ocorrência de acidentes (como por exemplo, quedas) em idosos, de perda de visão, encefalopatia, perda de consciência, confusão e dano mental, além de casos de insuficiência renal e redução da função no trato gastrointestinal inferior. Você deve ter cuidado até que os efeitos potenciais de KONDUZ lhe sejam familiares. Pelo mesmo motivo, a habilidade de dirigir e operar máquinas pode estar prejudicada. É aconselhável não dirigir, operar máquinas complexas, nem exercer outras atividades potencialmente perigosas até que se saiba se este medicamento afeta a sua capacidade de realizar tais atividades. Houve relatos no período pós-comercialização de reações de hipersensibilidade, incluindo casos de angioedema. KONDUZ deve ser descontinuado imediatamente se ocorrerem sintomas de angioedema, tais como inchaço na face, ao redor da boca e nas vias aéreas superiores. Este medicamento
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde - o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
KONDUZ deve ser utilizado por via oral (engolir), com ou sem alimentos. As doses recomendadas de KONDUZ são: (1) Dor neuropática, Transtorno da Ansiedade Generalizada e Epilepsia - 150 a 600 mg/dia divididos em 2 doses; (2) Fibromialgia: 150 a 450 mg/dia divididos em 2 doses. Em todas as indicações a dose inicial recomendada é 75 mg, via oral, 2 vezes ao dia (150 mg/dia). Entretanto, com base na resposta individual e na tolerabilidade do paciente, a dose poderá ser aumentada para 150 mg2 vezes ao dia após um intervalo de 3 a 7 dias e, se necessário, até uma dose máxima descrita acima por indicação - 2 vezes ao dia após o mesmo intervalo. A eficácia de KONDUZ foi observada já na primeira semana de tratamento. A decisão de aumentar ou diminuir a dose é exclusiva do médico, não o faça sem a orientação dele. Pacientes com insuficiência ou algum comprometimento da função dos rins podem necessitar de ajustes na dosagem de KONDUZ. Também em idosos recomenda-se avaliar a função dos rins para verificar se esses ajustes precisam ser feitos. A adequada dosagem para estas situações deve ser instruída pelo seu médico (para pacientes com insuficiência renal, a dose inicial deve partir de 25 mg).
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar KONDUZ, retome o uso assim que se lembrar. No entanto, se já estiver próximo do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e voltar ao esquema de dosagem habitual. Não dobre a dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de KONDUZ está associado com tontura e sonolência, que pode aumentar a ocorrência de acidentes, como quedas, especialmente em idosos. Outros efeitos colaterais incluem perda de visão, encefalopatia, perda de consciência, confusão e dano mental. Também podem ocorrer insuficiência renal, redução da função do trato gastrointestinal inferior, insônia, dor de cabeça, enjoos, ansiedade, aumento da sudorese, diarreia, síndrome gripal, depressão, dor, convulsão e tontura após a interrupção do uso. As convulsões podem ocorrer durante o uso ou logo após a descontinuação de KONDUZ. Em caso de sintomas relacionados ao uso deste medicamento, é necessário consultar um médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de KONDUZ, é importante consultar imediatamente um médico. O uso excessivo pode estar associado a efeitos colaterais graves e a descontinuação do uso pode resultar na ocorrência de sintomas como insônia, dor de cabeça, enjoos, ansiedade, entre outros. Caso ocorra qualquer sintoma relacionado ao uso do medicamento, o médico deve ser consultado.