Labrea 5MG com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. - 44734671000151
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Donepezila
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O Lábrea ® (cloridrato de donepezila) é um medicamento indicado para o tratamento da doença de Alzheimer.

  • Como este medicamento funciona?

    O Lábrea ® (cloridrato de donepezila) exerce sua ação terapêutica com o aumento da concentração da acetilcolina (substância presente na junção entre células do sistema nervoso) através da inibição reversível da quebra da mesma pela enzima acetilcolinesterase (tipo de enzima que quebra ou inativa a acetilcolina). O tempo estimado para o início da ação farmacológica do cloridrato de donepezila é de cerca de 2 semanas após a administração oral, quando é esperado que a concentração plasmática do cloridrato de donepezila alcance o estado de equilíbrio.

  • Quando não devo usar este medicamento?
    Resposta:

    Não utilize Lábrea ® se tiver conhecimento de hipersensibilidade ao cloridrato de donepezila (princípio ativo de Lábrea ®), a derivados de piperidina ou a qualquer componente da formulação. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Não tome este medicamento se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT (ou síndrome do QT longo), ou se você já teve algum episódio de ritmo cardíaco anormal, porque pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do coração, inclusive com risco de morte.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Anestesia: informe ao seu médico o uso de Lábrea ®, pois este medicamento é um inibidor da colinesterase e pode aumentar o relaxamento muscular de alguns anestésicos. Condições Cardiovasculares: foram relatados episódios de desmaio durante o uso de cloridrato de donepezila devido a efeitos cardíacos, principalmente para alguns pacientes com problemas cardíacos. Este medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal. Avise seu médico se você tiver bradicardia, insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração, ou se você souber que tem baixo nível de potássio ou de magnésio no sangue.

    Condições Gastrintestinais: medicamentos da mesma classe podem promover o aumento da secreção ácida gástrica. Portanto, os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados quanto a sintomas de sangramento gastrintestinal, especialmente aqueles com maior risco de desenvolver úlceras. Pode ocorrer diarreia, náusea e vômito. Condições Neurológicas: acredita-se que os colinomiméticos tenham potencial para causar convulsões. Condições Pulmonares: deve ser prescrito com cuidado a pacientes com história de asma ou doença pulmonar obstrutiva.

    Crianças: não existem estudos adequados para documentar a segurança e a eficácia do cloridrato de donepezila em crianças. Este medicamento pode causar doping. Categoria C de risco na gravidez. Este medicamento

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Lábrea ® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Guarde-o em sua embalagem original e não utilize medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    O Lábrea® (cloridrato de donepezila) deve ser administrado por via oral. A administração das doses ocorre com um início de ação farmacológica esperado em cerca de 2 semanas após a administração, período em que se espera que a concentração plasmática do cloridrato de donepezila atinja o estado de equilíbrio.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar o medicamento Lábrea, tome-o assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose que você esqueceu; continue com o esquema regular. Não use o dobro da dose para compensar a que foi esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O Lábrea pode causar efeitos colaterais como diarreia, náusea, vômito, e episódios de desmaio, especialmente em pacientes com problemas cardíacos. Também pode aumentar o risco de sangramento gastrintestinal. Condições neurológicas como convulsões e síndrome neuroléptica maligna são extremamente raras, mas possíveis. Pode ocorrer rabdomiólise em pacientes predispostos, e o uso do medicamento pode causar tontura e perda de consciência.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.