Lábrea Duo ® é um medicamento indicado para tratamento de doença de Alzheimer moderada a grave.
Como este medicamento funciona?
Acredita-se que a donepezila exerça sua ação terapêutica com o aumento da concentração da acetilcolina, um neurotransmissor importante nos mecanismos de memória, através da inibição reversível da quebra da mesma pela enzima acetilcolinesterase. A memantina atua nos receptores NMDA (N-metil-D-aspartato) que estão envolvidos na transmissão de sinais nervosos em áreas importantes para aprendizagem e memória.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize Lábrea Duo se tiver conhecimento de hipersensibilidade a donepezila ou a memantina ou a qualquer componente da formulação. Não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, exceto sob orientação médica. Este medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal. Não tome este medicamento se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT, ou se você já teve algum episódio de ritmo cardíaco anormal.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar Lábrea Duo, é importante saber que a donepezila pode exacerbar o relaxamento muscular durante anestesia. Pacientes com condições cardiovasculares devem ser monitorados, pois os inibidores da colinesterase podem diminuir a frequência cardíaca. Em condições gastrintestinais, deve-se ter cuidado com o aumento da secreção ácida gástrica, especialmente em pacientes com histórico de doença ulcerosa. Além disso, não há dados sobre a utilização de memantina em pacientes com disfunção hepática e seu uso não é recomendado em pacientes com disfunções renais graves. Pacientes com infarto do miocárdio recente, insuficiência cardíaca congestiva e hipertensão não controlada devem ser supervisionados. Pacientes com epilepsia devem ter cautela devido ao potencial de convulsões. A utilização concomitante com outros medicamentos da mesma classe pode aumentar o risco de reações adversas. Em condições pulmonares, a prescrição deve ser cuidadosa. Durante o tratamento, o paciente deve evitar dirigir ou operar máquinas. Este medicamento também é contraindicado durante a gravidez e amamentação sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C a 30°C). P prazo de validade: 36 meses após a data de fabricação impressa na embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Lábrea Duo ® deve ser administrado via oral, uma vez ao dia, com ou sem alimento. É recomendado o uso da associação para pacientes em dose regular de donepezila 10 mg/dia há pelo menos 4 semanas e com evolução da doença de Alzheimer para estágio de moderada ou grave mesmo em vigência do tratamento. A dose final a ser atingida da associação é de donepezila 10 mg/dia e de memantina 20 mg/dia. Como o composto está indicado para pacientes em dose estável de donepezila de 10 mg/dia, a titulação de memantina deverá ser realizada com acréscimos semanais de 5 mg/dia até atingir a dose recomendada de 20 mg/dia. Dessa forma, a posologia é: Lábrea Duo ® 10mg + 10mg, 1 comprimido ao dia, por 7 dias consecutivos, seguido de: Lábrea Duo ® 10mg + 20mg, 1 comprimido ao dia para uso contínuo.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Lábrea Duo pode causar alguns efeitos colaterais, como diarreia, náusea e vômito, que na maioria dos casos são leves e transitórios. Donepezila pode levar à fadiga, tontura e cãibras musculares, especialmente ao iniciar ou aumentar a dose. Além disso, há risco de alterações cardiovasculares, incluindo bradicardia e alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal. Também é importante ressaltar que este medicamento deve ser utilizado com cautela em pacientes com epilepsia e condições pulmonares, como asma ou doença pulmonar obstrutiva.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?