• Home
  • Bulas
  • Latuda Cloridrato De Lurasidona 20mg com 60 Comprimidos Revestidos

Latuda Cloridrato De Lurasidona 20mg com 60 Comprimidos Revestidos

  • Fabricante: Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda - 60874187000184
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Lurasidona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    LATUDA® é indicado para tratar adultos, crianças e adolescentes (acima de 13 anos) com episódios depressivos associados ao transtorno bipolar I, em monoterapia, e para tratar adultos com episódios depressivos associados ao transtorno bipolar I, combinado ao lítio ou ao valproato. O transtorno bipolar é uma condição por tempo prolongado em que você apresenta períodos de depressão (baixas) e períodos de mania (altas). LATUDA® também é indicado para tratar adultos e adolescentes acima de 15 anos com esquizofrenia, um transtorno com sintomas como ouvir coisas, ver ou sentir coisas que não existem, convicções distorcidas, desconfiança incomum, introversão, fala e comportamento incoerentes e monotonia emocional.

  • Como este medicamento funciona?

    Lurasidona pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antipsicóticos atípicos que melhoram os sintomas de alguns transtornos mentais como esquizofrenia e episódios depressivos associados ao transtorno bipolar.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não tome LATUDA® se você:
    - for alérgico ao cloridrato de lurasidona ou a qualquer um dos ingredientes de LATUDA®, descritos no item COMPOSIÇÃO.
    - estiver tomando outros medicamentos como o cetoconazol ou a rifampicina. De qualquer maneira, consulte o seu médico se não tiver certeza se está tomando qualquer um desses medicamentos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de você tomar LATUDA®, informe ao seu médico se você ou a sua família apresentam ou já apresentaram: psicose relacionada à demência (particularmente em idosos); síndrome neuroléptica maligna, uma reação a alguns medicamentos com aumento repentino da temperatura corpórea, pressão arterial extremamente elevada e convulsões severas; discinesia tardia, uma reação a alguns medicamentos que causa movimentos anormais da língua ou outros movimentos descontrolados da face; doença do sangue com número reduzido de leucócitos; comportamento ou pensamentos suicidas; diabetes ou nível de açúcar elevado no sangue; níveis elevados de prolactina; níveis elevados de colesterol total, triglicérides ou LDL-colesterol ou níveis baixos de HDL-colesterol; valores extremamente baixos de pressão arterial; crises convulsivas; problemas hepáticos ou renais; e quaisquer outras condições médicas. Gravidez (categoria B) LATUDA® não é recomendado para uso durante a gravidez ou o aleitamento, e você e o seu médico devem discutir os benefícios e os riscos de tomá-lo. O uso deste medicamento não é recomendado em crianças com idade inferior a 13 anos. Informe ao seu médico se estiver tomando qualquer outro medicamento, especialmente aqueles que atuam no cérebro, pois os efeitos podem ser aditivos.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). 

  • Como devo usar este medicamento?

    LATUDA® deve ser administrado por via oral junto com alimentos (no mínimo, 350 calorias), e é indicado para tratar adultos, crianças e adolescentes acima de 13 anos com episódios depressivos associados ao transtorno bipolar I. A dosagem recomendada e o regime de tratamento devem ser definidos por um médico, considerando a condição clínica do paciente e outras medicações que ele possa estar usando. Engula o(s) comprimido(s) inteiro(s) com água. Você deve tomar a sua dose regularmente todos os dias na mesma hora do dia, para ficar mais fácil de lembrar. Você deve tomar este medicamento com alimentos ou após se alimentar. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. 

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de tomar LATUDA®, tome o comprimido assim que se lembrar. Não tome duas doses no mesmo dia. Depois, volte a tomar o seu medicamento da forma como tomaria normalmente. Para prevenir eventos adversos graves, não pare de tomar LATUDA® repentinamente. Caso você se esqueça de tomar duas ou mais doses, entre em contato com o seu médico. 

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de LATUDA® pode causar alguns efeitos adversos. Embora não estejam especificamente listados na pergunta, o documento menciona que o cloridrato de lurasidona pode levar a efeitos colaterais, incluídos em reações como: síndrome neuroléptica maligna, discinesia tardia, crises convulsivas e problemas relacionados a níveis elevados de prolactina ou de colesterol, além de diabetes ou alterações na pressão arterial. É importante também considerar a possibilidade de reações alérgicas e a interação com outros medicamentos que podem potencializar ou reduzir seus efeitos.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se você tomar uma quantidade deste medicamento maior do que deveria, entre em contato com o seu médico imediatamente. Você pode apresentar sonolência, cansaço, movimentos anormais do corpo, problemas para ficar em pé e andar, tontura devido à pressão arterial baixa e batimentos cardíacos anormais. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.