DULCOLAX é indicado para o tratamento da prisão de ventre; no preparo do paciente para exames diagnósticos e antes ou após procedimentos cirúrgicos. É indicado também em casos em que é necessário facilitar a evacuação.
Como este medicamento funciona?
DULCOLAX é um laxante de ação local, que atua diretamente na parede do intestino. Este medicamento estimula o movimento intestinal e promove o acúmulo de água dentro do intestino, facilitando a eliminação das fezes. O início da ação ocorre após 6 - 12 horas. Como laxante que atua no intestino grosso, DULCOLAX estimula o processo natural de evacuação na região inferior do trato gastrintestinal, sem alterar a digestão ou a absorção de calorias ou nutrientes essenciais.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar DULCOLAX se tiver íleo paralítico (intestino para de funcionar), obstrução intestinal, ou condições abdominais agudas (como apendicite, inflamação aguda do intestino) e dor abdominal grave com enjoo e vômitos, que podem indicar problemas graves. Você também não deve tomar DULCOLAX se tiver intensa desidratação, alergia conhecida ao bisacodil ou a qualquer dos componentes da fórmula e intolerância a galactose e/ou frutose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
DULCOLAX não deve ser utilizado diariamente por período prolongado sem investigação da causa da prisão de ventre. O uso por longo tempo pode provocar a perda de líquidos, sais minerais e a diminuição de potássio no sangue. A perda de líquidos pelo intestino pode levar à desidratação, tendo como sintomas sede e baixa produção de urina. Pacientes com mau funcionamento dos rins e idosos com perda de líquidos devem interromper o uso de DULCOLAX e procurar orientação médica. Pode ocorrer surgimento de sangue nas fezes, que normalmente é leve e desaparece espontaneamente. Podem ocorrer tonturas ou desmaios que podem estar relacionados ao esforço para evacuar ou à dor por causa da dificuldade para evacuar, e não necessariamente ao medicamento. Crianças com 10 anos ou menos com constipação crônica persistente só devem ser tratadas sob supervisão médica. Se você tiver espasmo abdominal (cólicas abdominais), deve evitar atividades perigosas, como dirigir automóveis ou operar máquinas. Laxantes estimulantes do movimento intestinal, incluindo DULCOLAX, não auxiliam na perda de peso.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha em temperatura ambiente (15 ºC a 30 ºC), protegido da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Número de lote e datan de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
DULCOLAX deve ser ingerido em comprimidos revestidos por via oral com quantidade suficiente de líquido. Para o tratamento da constipação, recomenda-se a ingestão à noite para que se obtenha evacuação na manhã seguinte. O uso pediátrico para crianças de 4 a 10 anos é de 1 comprimido revestido (5 mg) diariamente. Para adultos e crianças acima de 10 anos, a dosagem é de 1 a 2 comprimidos revestidos (5 - 10 mg) diariamente. Em procedimentos diagnósticos e pré-operatório, a dose para adultos é de 2 a 4 comprimidos na noite anterior ao exame, seguido de uso de supositório na manhã do exame. O medicamento não deve ser partido ou mastigado. Siga corretamente o modo de usar, e em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se esquecer de alguma dose durante o tratamento com DULCOLAX, recomenda-se tomar a dose esquecida assim que lembrar, a menos que já esteja próximo do horário da próxima dose. Nesse caso, deve-se pular a dose esquecida e seguir o esquema normal de dosagem. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento DULCOLAX pode causar os seguintes efeitos colaterais: surgimento de sangue nas fezes (normalmente leve e que desaparece espontaneamente), tonturas ou desmaios relacionados ao esforço para evacuar ou à dor por causa da dificuldade para evacuar. Além disso, o uso prolongado pode provocar perda de líquidos, sais minerais e diminuição de potássio no sangue, levando a desidratação com sintomas como sede e baixa produção de urina. Crianças de 10 anos ou menos com constipação crônica persistente devem ser tratadas sob supervisão médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de DULCOLAX pode aumentar o risco de perda de sais minerais, levando à desidratação. Recomenda-se que, caso isso ocorra, a pessoa procure orientação médica imediatamente, especialmente se estiver tomando diuréticos ou outros laxantes, pois isso pode potencializar os efeitos colaterais gastrointestinais.