Legalon® é um hepatoprotetor indicado para o tratamento dos distúrbios digestivos que ocorrem nas doenças do fígado e das lesões tóxicas do fígado, e como tratamento de suporte na doença inflamatória crônica do fígado e na cirrose hepática.
Como este medicamento funciona?
Legalon® é um medicamento fitoterápico hepatoprotetor (com propriedades de proteção do fígado). Seu componente ativo é silimarina (Silybum marianum (L.) Gaertn) que age como estabilizador das membranas das células do fígado (hepatócitos), resguardando sua integridade e, assim, a função fisiológica do fígado; protege, experimentalmente, a célula hepática da influência nociva de substâncias tóxicas externas ou internas. A partir de 4 semanas de tratamento, Legalon® proporciona melhora gradual e progressiva dos sintomas clínicos associados aos casos de hepatite, cirrose hepática ou lesões tóxicas do fígado, tais como distúrbios digestivos, desconforto abdominal, fraqueza, falta de apetite e enjoo.
Quando não devo usar este medicamento?
Legalon® não deve ser usado por pacientes com alergia aos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente o seu médico em caso de . Também não deve ser utilizado durante a amamentação, exceto sob orientação médica. Além disso, não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicosídeos e com insuficiência de sacarose-isomaltase.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Legalon® não substitui a necessidade de evitar as causas dos distúrbios do fígado (p. ex. álcool). Na ocorrência de icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), consulte imediatamente um médico. Atenção: contém lactose e sacarose. Deve ser usado com cautela por portadores de diabetes. Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas com sindrome de má absorção de glicosé galactose e com insuficiência de sacarose-isomaltase. Atenção: contém o corante amarelo crepúsculo que pode, eventualmente, causar reações alérgicas. Gravidez e amamentação: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica e também não deve ser utilizado durante a amamentação, exceto sob orientação médica. Pacientes pediátricos: não deve ser utilizado por crianças menores de 12 anos. Pacientes idosos: não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso deste produto por pacientes idosos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O produto deve ser armazenado à temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Guarde-o em sua embalagem original e não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Legalon® drágea destina-se a uso exclusivo pela via oral. As drágeas devem ser deglutidas por inteiro, com um pouco de líquido. Posologia: Conforme a gravidade dos sintomas, recomenda-se o início do tratamento com duas drágeas, três vezes ao dia. Como dose de manutenção, administrar uma drágea, três vezes ao dia. Nos casos mais graves e a critério médico, estas doses podem ser aumentadas. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você tiver se esquecido de tomar uma dose, tome o medicamento assim que possível. Se estiver muito perto do horário da próxima doses, aguarde e tome somente uma única doses. Não tome duas doses ao mesmo tempo ou uma doses extra para compensar a dose perdida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Foram descritas as seguintes reações adversas: reações raras (ocorrem em 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): diarreia leve. Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): hipersensibilidade (alergia), erupção cutânea (brotoejas), dispneia (dificuldade de respirar).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Resposta:
Até o momento não se relataram sintomas relacionados a superdose. Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, procure imediatamente assistência médica. Não tome nenhuma medida sem antes consultar um médico. Não existe um antídoto específico. Informe ao médico o medicamento que utilizou, a dose (quantidade) e os sintomas presentes. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.