LENIX ® (cloridrato de difenidramina) está indicado para o tratamento da insônia ocasional ou transitória.
Como este medicamento funciona?
LENIX ® , cujo princípio ativo é o cloridrato de difenidramina, é usado na indução do sono. O cloridrato de difenidramina é um anti-histamínico que causa sonolência, fazendo com que o indivíduo adormeça mais rápido e durma por um período mais longo e profundo, de maneira que ao acordar se sinta descansado. O efeito anti-histamínico é evidente dentro de 1 hora após a administração do produto e a variação da duração é de 4 a 6 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar LENIX se tiver hipersensibilidade ao cloridrato de difenidramina ou aos componentes da formulação do produto, ou na presença de obstrução estomacal ou intestinal devido a úlcera. Você também não deve usar este medicamento se apresentar feocromocitoma, tiver diagnóstico prévio de prolongamento do intervalo QT, apresentar ou já ter apresentado doença cardiovascular ou frequência cardíaca muito baixa, ou baixos níveis de sal no corpo. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos e não deve ser utilizado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Não dirija veículos ou opere máquinas durante o tratamento, pois sua habilidade e capacidade de reação podem estar prejudicadas. Não tome este medicamento se tiver alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT, ou se já teve episódios de ritmo cardíaco anormal. O uso de álcool ou outros medicamentos tranquilizantes, sedativos hipnóticos, anticolinérgicos e/ou inibidores da MAO também não é recomendado.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento deve ser utilizado com cautela em pacientes com asma, enfisema, bronquite ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), glaucoma de ângulo estreito, problemas para urinar devido a hipertrofia prostática, retenção urinária, insuficiência hepática e renal moderada a grave, miastenia gravis, epilepsia ou crises convulsivas, síndrome das pernas inquietas ou pacientes que necessitem fazer algum teste de alergia, uma vez que a difenidramina pode afetar os resultamos do exame. O uso contínuo deste medicamento pode levar ao desenvolvimento de tolerância. Consulte seu médico caso a insônia persista, pois esta pode ser um sintoma de alguma doença.
Uso em idosos: Este medicamento deve ser usado com cautela em pacientes idosos, pois são mais propensos a apresentar reações adversas. O uso em pacientes idosos com demência deve ser evitado. O uso deste medicamento por idosos especialmente sensíveis aos efeitos secundários da difenidramina, como confusão mental e inquietação, deve ser evitado. Pacientes idosos acima de 65 anos: recomenda-se iniciar o tratamento com a menor dose (25 mg) para reduzir as possíveis reações adversas.
Gravidez e amamentação: O uso deste medicamento não é recomendado durante a <
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
LENIX deve ser armazenado em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A dose recomendada do cloridrato de difenidramina é de 50 mg, administrado com água por via oral, com ou sem alimentação, 20 minutos antes de deitar.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento LENIX pode causar reações adversas, tais como sonolência, tontura, visão turva, deficiência cognitiva e psicomotora, afetando a capacidade de dirigir e operar máquinas. É contraindicado em pacientes com hipersensibilidade ao cloridrato de difenidramina e pode levar a alterações no ritmo cardíaco, especialmente em pessoas com bradicardia, doenças cardiovasculares, ou baixo nível de potássio ou magnésio no sangue. O uso em idosos deve ser feito com cautela devido a um maior risco de reações adversas. Além disso, o uso contínuo pode levar ao desenvolvimento de tolerância.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?