O cloridrato de lercanidipino é destinado ao tratamento da hipertensão arterial leve a moderada, também conhecida como pressão alta.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de lercanidipino possui a propriedade de baixar a pressão alta (anti-hipertensiva). Após sua ingestão oral, este medicamento tem um tempo médio de início de ação anti-hipertensiva máxima entre 1,5 e 3 horas, persistindo por 24 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
O cloridrato de lercanidipino não deve ser utilizado se você:
- For alérgico ao lercanidipino ou a qualquer ingrediente da formulação, ou ainda se teve reações alérgicas a fármacos estritamente relacionados ao cloridrato de lercanidipino como anlodipino, nicardipino, felodipino, isradipino, nifedipino ou lacidipino; se você estiver sangrando excessivamente;
- Estiver grávida ou amamentando, ou caso você esteja desejando engravidar e não estiver usando algum método contraceptivo;
- Achar que pode estar grávida. Nesse caso, consulte seu médico;
- Sofrer de certas doenças do coração: disfunção cardíaca descontrolada; obstrução do fluxo sanguíneo que sai do coração; angina instável (angina de repouso ou angina prévia progressiva); no período de um mês após a ocorrência de ataque cardíaco;
- Tiver problemas hepáticos (fígado) ou renais (rins) graves;
- Tomar medicamentos que são inibidores fortes da isoenzima CYP3A4: medicamentos antifúngicos (como cetoconazol ou itraconazol); antibióticos macrolídeos (como eritromicina ou troleandomicina
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O cloridrato de lercanidipino não deve ser utilizado se você: - For alérgico ao lercanidipino ou a qualquer ingrediente da formulação, ou ainda se teve reações alérgicas a fármacos relacionados; - Estiver grávida ou amamentando; - Sofrer de certas doenças do coração; - Tiver problemas hepáticos ou renais graves; - Tomar medicamentos que são inibidores fortes da isoenzima CYP3A4; - Utilizar ciclosporina; - Ingerir grapefruit. Relate ao seu médico condições como outras condições cardíacas, problemas renais ou hepáticos, e se você faz diálise. O uso de cloridrato de lercanidipino em pacientes com sistema do seio enfermo deve ser cauteloso, e ajustes de dose podem ser necessários em idosos ou pacientes com insuficiência renal ou hepática. O uso durante a gravidez e amamentação é contraindicado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de lercanidipino deve ser administrado exclusivamente por via oral. É indicado para o tratamento da hipertensão arterial leve a moderada. Deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois podem aumentar os efeitos do medicamento. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos e não deve ser utilizado em casos de síndrome de má absorção de glicose-galactose. Para pacientes com disfunção do ventrículo esquerdo, insuficiência hepática ou renal grave, é necessária cautela e, possivelmente, ajuste de dose. Não utilizar durante a gravidez ou amamentação sem orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o cloridrato de lercanidipino, tome-o assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e retome o esquema posológico habitual. Não duplique a dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de lercanidipino pode causar tontura, fraqueza, fadiga e, em raros casos, sonolência. Além disso, pode ocorrer um aumento na frequência, duração ou gravidade de angina pectoris em alguns pacientes, e muito raramente, casos isolados de infarto do miocárdio podem ser observados.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?