O besilato de levanlodipino é indicado no tratamento da hipertensão arterial (pressão alta).
Como este medicamento funciona?
O besilato de levanlodipino reduz a pressão arterial. Após administração oral de doses terapêuticas, o levanlodipino é bem absorvido, atingindo sua concentração sanguínea máxima em cerca de 8 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
O besilato de levanlodipino é contraindicado em caso de hipersensibilidade (alergia) aos componentes da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar o besilato de levanlodipino, é importante saber que não há relatos de hipotensão aguda após administração oral, pois a vasodilatação induzida pelo levanlodipino é gradual. Recomenda-se cautela em pacientes com disfunção hepática e disfunção renal, pois não foram realizados estudos clínicos controlados nesses grupos. Durante gravidez e lactação, o uso deve ser feito somente se o benefício superar os riscos. A segurança e eficácia deste medicamento não foram estabelecidas em crianças. Há necessidade de monitoramento ao usar o medicamento com outros anti-hipertensivos e bloqueadores dos canais de cálcio.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha besilato de levanlodipino em temperatura ambiente (15 a 30ºC), protegido da umidade. Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico.
Como devo usar este medicamento?
A dose de manutenção recomendada do besilato de levanlodipino é de 2,5 mg, uma vez ao dia. A dose pode ser aumentada até 5 mg de acordo com a resposta clínica do paciente. Duração do tratamento: o levanlodipino é prescrito na terapia de doenças crônicas como hipertensão. A duração do tratamento deve ser estabelecida pelo médico com base na resposta e tolerabilidade individual do paciente. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Em caso de esquecimento, desconsiderar a dose esquecida e continuar o tratamento conforme orientação médica. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Com base em dados clínicos, os seguintes efeitos colaterais foram relatados: cefaleia (dor de cabeça) e edema (inchaço) são reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes). Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes) incluem vertigem (tontura), taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), tosse, dificuldade de respiração e indisposição. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de ingestão de uma dose muito maior do que a indicada, pode ocorrer diminuição da pressão sanguínea e aumento do batimento cardíaco. Ao persistirem os sintomas, procure orientação médica. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.