O levofloxacino é indicado no tratamento de infecções bacterianas causadas por agentes sensíveis ao levofloxacino, tais como: infecções do trato respiratório superior e inferior, incluindo sinusite, exacerbações agudas de bronquite crônica e pneumonia; infecções da pele e tecido subcutâneo, complicadas e não complicadas, tais como impetigo, abscessos, furunculose, celulite e erisipela; infecções do trato urinário, incluindo pielonefrite aguda; e osteomielite.
Como este medicamento funciona?
O levofloxacino é um medicamento pertencente ao grupo dos fármacos conhecidos como antibióticos. Ele é indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis ao levofloxacino. A ação do medicamento inicia-se logo após a sua administração, continuando progressivamente com o decorrer do tratamento, até a eliminação da infecção.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado se você apresentar hipersensibilidade (alergia) ao levofloxacino, a outros agentes antimicrobianos derivados das quinolonas ou a quaisquer outros componentes da fórmula do produto.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Converse com seu médico se alguma das situações abaixo se aplicar a você: Reações anafiláticas e/ou de hipersensibilidade (alergia) graves e ocasionalmente fatais foram relatadas em pacientes que receberam tratamento com quinolonas, incluindo o levofloxacino. Essas reações frequentemente ocorrem após a primeira dose. Algumas reações foram acompanhadas por colapso cardiovascular, hipotensão/choque (queda de pressão), convulsões, perda da consciência, formigamento, angioedema (inchaço), obstrução das vias aéreas, dispneia (falta de ar), urticária, coceira e outras reações cutâneas sérias. O tratamento com o levofloxacino deve ser interrompido imediatamente diante do aparecimento da primeira erupção cutânea ou qualquer outro sinal de hipersensibilidade (alergia). Eventos decorrentes de mecanismos imunológicos desconhecidos podem ser severos e geralmente ocorrem após a administração de doses múltiplas. Hepatotoxicidade (dano ao fígado) muito raros de hepatotoxicidade severa (incluindo hepatite aguda) foram relatados. Caso se desenvolva, sinais e sintomas de hepatite, o tratamento deve ser descontinuado. Miastenia grave pode ser aumentada em pessoas com essa condição. Efeitos no sistema nervoso central incluem convulsões e alterações neurológicas. Colite pseudomembranosa foi relatada com quase todos os agentes antibacterianos, incluindo o levofloxacino.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O levofloxacino deve ser administrado por via oral e a dosagem correta deve ser determinada pelo médico, considerando a condição a ser tratada. É importante seguir as orientações sobre a duração do tratamento e não interromper o uso sem a orientação médica. O medicamento é indicado para o tratamento de infecções bacterianas causadas por agentes sensíveis ao levofloxacino, incluindo infecções do trato respiratório, infecções da pele, infecções do trato urinário e osteomielite.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar o levofloxacino, tome a dose assim que se lembrar. Caso esteja próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome o horário habitual de administração. Não dobre a dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O levofloxacino pode causar reações anafiláticas graves e ocasionalmente fatais, apresentando sintomas como colapso cardiovascular, hipotensão, convulsões, urticária e outros sinais de hipersensibilidade. Além disso, pode haver eventos graves relacionados a mecanismos imunológicos desconhecidos, incluindo febre, erupção cutânea, artralgia, nefrite intersticial, e anemia. O medicamento também pode levar a hepatotoxicidade, miastenia grave, e efeitos no sistema nervoso central como convulsões, psicoses tóxicas, aumento da pressão intracraniana, neuropatia, e colite pseudomembranosa. Por último, foi associado ao prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma e arritmias.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?