O levofloxacino é indicado no tratamento de infecções bacterianas causadas por agentes sensíveis ao levofloxacino, tais como: infecções do trato respiratório superior e inferior, incluindo sinusite, exacerbações agudas de bronquite crônica e pneumonia; infecções da pele e tecido subcutâneo, complicadas e não complicadas, tais como impetigo, abscessos, furunculose, celulite e erisipela; infecções do trato urinário, incluindo pielonefrite aguda; e osteomielite.
Como este medicamento funciona?
O levofloxacino é um medicamento pertencente ao grupo dos fármacos conhecidos como antibióticos. O levofloxacino é indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis ao levofloxacino, como: Aeróbios Gram - positivos e Aeróbios Gram - negativos. A ação do medicamento inicia-se logo após a sua administração, continuando progressivamente com o decorrer do tratamento, até a eliminação da infecção.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado se você apresentar hipersensibilidade (alergia) ao levofloxacino, a outros agentes antimicrobianos derivados das quinolonas ou a quaisquer outros componentes da fórmula do produto.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante que você converse com seu médico se alguma das situações abaixo se aplicar a você: Reações anafiláticas e/ou de hipersensibilidade (alergia) graves foram relatadas em pacientes tratados com quinolonas, incluindo o levofloxacino, frequentemente ocorrendo após a primeira dose e podendo ser acompanhadas por colapso cardiovascular, hipotensão/choque, convulsões, e outras reações cutâneas sérias. O tratamento deve ser interrompido diante do aparecimento da primeira erupção cutânea ou qualquer outro sinal de alergia. Também foram relatados eventos graves de mecanismos imunológicos desconhecidos. O levofloxacino pode aumentar a fraqueza muscular em pessoas com miastenia grave. Além disso, efeitos como convulsões, psicoses tóxicas, e neuropatia também foram observados e podem exigir descontinuação do uso do medicamento. Sinais de hepatotoxicidade severa foram raramente reportados. Informe ao seu médico caso apresente diarreia após a administração do levofloxacino, já que pode indicar colite pseudomembranosa. Por fim, a contraindicação se aplica especialmente a casos de prolongamento do intervalo QT.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O levofloxacino pode causar reações anafiláticas e/ou de hipersensibilidade, como inchaço e dificuldade respiratória. Outros efeitos adversos incluem eventos imunológicos desconhecidos, que podem resultar em febre, erupção cutânea, artralgia, mialgia, insuficiência renal, hepatotoxicidade, miastenia grave, e efeitos no sistema nervoso central, como convulsões, psicoses, tontura e ansiedade. Existe também o risco de neuropatia e colite pseudomembranosa após o uso do medicamento. O prolongamento do intervalo QT e casos de arrítmias também foram relatados.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso de uma quantidade maior do que a indicada de levofloxacino pode levar ao desenvolvimento de reações adversas graves, incluindo reações anafiláticas, convulsões, e eventos imunológicos desconhecidos. Caso isso ocorra, o tratamento com levofloxacino deve ser interrompido imediatamente e devem ser adotadas medidas de suporte apropriadas.