Liberfem ® (acetato de clormadinona + etinilestradiol) é indicado como anticoncepcional e para o tratamento da acne papulopustular moderada estritamente limitado a mulheres que desejam a contracepção e para as quais o uso seguro do medicamento para contracepção foi cuidadosamente avaliado.
Como este medicamento funciona?
Liberfem ® (acetato de clormadinona + etinilestradiol) é um anticoncepcional hormonal, ou seja, é um medicamento composto por hormônios que previnem a gravidez. Ele deve ser tomado por via oral e, ao ser tomado da forma indicada, inibe a liberação do óvulo, que é necessário para que ocorra a gravidez. Além disso, a secreção da vagina é modificada, fazendo com que os espermatozoides se movimentem menos e de forma mais lenta. Quando Liberfem ® é utilizado corretamente como contraceptivo, a chance de engravidar é de 0,04% a cada ano de uso. A proteção contraceptiva tem início no primeiro dia de tomada e continua durante os intervalos de 7 dias livres de medicação. Os anticoncepcionais orais que contêm 2 hormônios são também chamados de “contraceptivos orais combinados” (COCs). Os 21 comprimidos presentes na embalagem possuem a mesma quantidade de hormônio, e, portanto, Liberfem ® também é chamado de “preparação monofásica”.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deverá tomar Liberfem se você estiver grávida ou achar que está grávida; se você for alérgica (hipersensível) às substâncias ativas etinilestradiol ou acetato de clormadinona ou a qualquer um dos componentes da fórmula do Liberfem; se você observar os primeiros estágios ou sinais de um coágulo sanguíneo, inflamação das veias ou embolismo; se você tiver história pessoal ou familiar de problemas nas veias e artérias; se você for forçada a ficar parada por um longo período; se você tiver diabetes e o seu açúcar sanguíneo variar incontrolavelmente; se você tiver pressão alta difícil de controlar; se você tiver um distúrbio de coagulação do sangue; se você sofrer de inflamação do fígado ou icterícia; se você tiver um tumor no fígado; se ocorrer porfiria; se você tiver ou suspeitar que tem um tumor maligno dependente de hormônios; se você sofrer de distúrbios graves do metabolismo de gorduras; se você sofrer ou tiver sofrido de inflamação do pâncreas; se você sofrer de enxaqueca pela primeira vez; e em casos de depressão grave ou outros distúrbios. Se uma dessas condições ocorrer durante o uso do Liberfem, pare imediatamente de tomá-lo.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O fumos (tabagismo) aumenta o risco de eventos adversos graves ao coração e aos vasos sanguíneos durante o uso de anticoncepcionais. Esse risco aumenta com a idade e o consumo de cigarros, sendo muito pronunciado em mulheres acima dos 35 anos. As mulheres acima dos 35 anos, fumantes, devem utilizar outros métodos contraceptivos.
Pressão alta - Tome cuidado em especial durante o uso de Liberfem se você tiver pressão alta, níveis anormalmente elevados de gordura no sangue, sobrepeso ou diabetes. Nesses casos, o risco de eventos adversos graves (como ataque cardíaco, embolia, derrame ou tumores no fígado) está aumentado.
Fatores de risco - Se um dos fatores de risco se aplicar a você, ou um deles aparecer ou se tornar pior enquanto você estiver tomando Liberfem, consulte imediatamente seu médico. Ele decidirá se você pode continuar tomando Liberfem ou se deve parar de tomá-lo.
Esta bula também menciona a possibilidade de bloqueio dos vasos sanguíneos ou outras doenças dos vasos sanguíneos, com evidência de que o risco de coágulos sanguíneos nas veias e artérias aumenta se você usar contraceptivos orais.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Liberfem ® (acetato de clormadinona + etinilestradiol) é indicado como anticoncepcional e para o tratamento da acne papulopustular moderada. Deve ser tomado por via oral, e a proteção contraceptiva tem início no primeiro dia de tomada e continua durante os intervalos de 7 dias livres de medicação. Os anticoncepcionais orais que contêm 2 hormônios, como Liberfem®, são também chamados de “contraceptivos orais combinados” (COCs) e devem ser usados segundo as orientações médicas para garantir a eficácia e segurança.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O LIBERFEM é contraindicado se você estiver grávida ou achar que está grávida, se for alérgica às substâncias ativas etinilestradiol ou acetato de clormadinona, se observar os primeiros estágios de coágulos sanguíneos, se tiver história pessoal ou familiar de problemas nas veias e artérias, se for forçada a ficar parada por um longo período, se tiver diabetes com variação incontrolável, se tiver pressão alta difícil de controlar, se sofrer de doenças hepáticas, entre outras condições. Durante o uso de LIBERFEM, o risco de eventos adversos graves para coração e vasos sanguíneos é maior, especialmente em mulheres fumantes acima dos 35 anos, além do aumento do risco de tromboembolismo venoso.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?