Libiam 125mg com 28 Comprimidos

  • Fabricante: Libbs Farmacêutica Ltda - 61230314000175
  • Categoria: Menopausa
  • Princípio ativo: Tibolona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Libiam ® é indicado para o tratamento dos sintomas resultantes da deficiência de hormônio (estrogênio) em mulheres na pós-menopausa, com mais de um ano de menopausa. É também indicado para a prevenção da osteoporose em mulheres na pós-menopausa com alto risco de fraturas, sendo uma opção para aqueles casos em que há intolerância ou contraindicação ao uso de outros medicamentos aprovados para prevenção da osteoporose.

  • Como este medicamento funciona?

    Libiam ® é uma Terapia de Reposição Hormonal (TRH) utilizada em mulheres na pós-menopausa para o alívio dos sintomas resultantes da deficiência de estrogênio, como calor na face e suores noturnos. O medicamento atua melhorando os sintomas da menopausa e também possui efeito benéfico sobre tecido de revestimento da vagina, humor e desejo sexual. Além disso, Libiam ® pode interromper o processo de perda de massa óssea que ocorre após a menopausa.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não use Libiam se qualquer um dos seguintes eventos se aplicar a você: câncer de mama ou suspeita; tumores dependentes de estrogênio como câncer do revestimento do útero; sangramento vaginal inexplicado; hiperplasia endometrial não tratada; coágulo de sangue (trombose) em veias; problemas de coagulação do sangue; problemas vasculares como infarto, derrame; problemas de fígado; porfiria; alergia à tibolona ou componentes; grávida ou amamentando. Caso apresente alguma dessas condições enquanto usá-la, interrompa o uso e consulte um médico imediatamente.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso da terapia de reposição hormonal (TRH) ou Libiam possui alguns riscos que precisam ser considerados. O seu médico irá perguntar sobre seu histórico médico e de sua família antes de iniciar o tratamento. Avaliações clínicas periódicas devem ser realizadas (pelo menos uma vez por ano). É importante discutir com o médico os benefícios e riscos de continuar com Libiam.

    Se você apresentou condições como fibroma uterino, endometriose, risco de coágulos sanguíneos ou câncer dependente de estrogênio, informe seu médico antes de iniciar o tratamento. Interrompa o tratamento e procure um médico imediatamente se perceber sintomas como icterícia, aumento da pressão arterial, ou sinais de coágulo sanguíneo.

    Libiam não é um contraceptivo; se sua última menstruação ocorreu a menos de 12 meses ou se você tem menos de 50 anos, é necessário utilizar um método contraceptivo adicional.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?
    Resposta:

    Libiam ® deve ser utilizado em uso oral por adultos. É indicado para o tratamento dos sintomas resultantes da deficiência de hormônio (estrogênio) em mulheres na pós-menopausa, após 12 meses desde a última menstruação. Libiam ® alivia sintomas como calor na face, pescoço ou peito (fogachos) e é utilizado também para a prevenção da osteoporose em mulheres na pós-menopausa com alto risco de fraturas. O tratamento deve ser realizado em conjunto com avaliações clínicas periódicas pelo médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de Libiam pode causar alguns problemas que exigem atenção. As contraindicações incluem ter ou ter tido câncer de mama, suspeita de câncer de mama, tumores dependentes de estrogênio, sangramento vaginal inexplicado, coágulos de sangue em veias, problemas de coagulação do sangue, problemas hepáticos, ser alérgico à tibolona ou a componentes da fórmula, entre outros. Além disso, os pacientes devem estar cientes de que podem aparecer sintomas como: icterícia, aumento da pressão arterial, dor de cabeça intensa, sinais de coágulos sanguíneos como inchaço nas pernas ou dor no peito. É importante reportar qualquer um desses sintomas ao médico imediatamente.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.