Libiam com 84 Comprimidos 125mg

  • Fabricante: Libbs Farmacêutica Ltda - 61230314000175
  • Categoria: Menopausa
  • Princípio ativo: Tibolona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é destinado ao alívio das queixas resultantes da menopausa e à prevenção da osteoporose.

  • Como este medicamento funciona?

    Libiam ® é um medicamento que tem como substância ativa a tibolona, que alivia os sintomas da menopausa (fogachos, transpiração, secura vaginal), previne a perda óssea, melhora o humor e a libido (desejo sexual).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Está contraindicado no caso de reação alérgica à tibolona ou a qualquer componente de sua formulação. Não deve ser utilizado nas seguintes condições: Gravidez e lactação; História atual ou anterior de câncer que possa se desenvolver na presença de hormônios sexuais (como câncer de mama ou do endométrio); História atual ou anterior de problemas circulatórios, especialmente os relacionados à trombose; Alguma doença grave no fígado; Presença de sangramento vaginal sem explicação; Porfiria; Espessamento do endométrio. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    LIBIAM não é aconselhável a administração com anticoagulantes, como a varfarina. É necessário avisar ao seu médico caso você tenha que ser submetida a alguma cirurgia ou imobilização. É aconselhável que você seja submetida regularmente a um exame ginecológico. Informe ao seu médico sobre a ocorrência das seguintes condições: história atual ou anterior de problemas circulatórios, dor repentina no peito, mioma, mau funcionamento do coração ou dos rins, aumento do nível de triglicérides, câncer que possa se desenvolver na presença de hormônios, pressão alta, problemas de fígado, diabetes mellitus, cálculo na vesícula, enxaqueca, lúpus, epilepsia, asma e problemas no ouvido. Este medicamento pode causar danos ao fígado e requer acompanhamento médico e exames laboratoriais periódicos. A medicação deve ser suspensa na presença de icterícia, aumento repentino da pressão arterial ou aparecimento de enxaqueca. Mulheres grávidas devem evitar o uso e informar seu médico caso engravidem durante o tratamento.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Para armazenar o LIBIAM, mantenha-o em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC). Guarde-o em sua embalagem original e sempre fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Se observar alguma mudança no aspecto do medicamento, consulte o farmacêutico antes de utilizá-lo.

  • Como devo usar este medicamento?

    Você deve tomar os comprimidos, preferivelmente, sempre na mesma hora do dia, sem mastigar e com auxílio de algum líquido. A dose diária de 1,25 mg é eficaz, porém, para as pacientes com sintomas mais acentuados que necessitam de alívio mais rápido, a dose diária de 2,5 mg é mais adequada. Para melhores resultados, o tratamento deve ter a duração de pelo menos três meses. Mulheres com menopausa natural devem iniciar o tratamento pelo menos 12 meses após o último sangramento natural. Em caso de menopausa artificial, o tratamento pode ser iniciado imediatamente. Quando da alteração de terapia de reposição hormonal (TRH) combinada ou sequencial, iniciar o tratamento com Libiam no dia seguinte ao término do regime anterior. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
    Resposta:

    Caso você tenha se esquecido de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar desde que não tenha ultrapassado mais de 12 horas. Se ultrapassar esse tempo, você deverá ignorar a dose esquecida e tomar a próxima dose no horário habitual. Não tome duas doses ao mesmo tempo. O esquecimento de uma dose pode aumentar a probabilidade de sangramento de privação.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?
    Resposta:

    O medicamento LIBIAM pode causar os seguintes males: sangramento e corrimento vaginal, alteração do peso corpóreo, dor abdominal, dor nas mamas, coceira genital, candidíase, inflamação na vagina, aumento de pelos faciais e acne. Reações incomuns incluem amnésia e outras reações com frequência desconhecida, como dor de cabeça, vertigem, distúrbio gastrintestinal, edema, enxaqueca, depressão, coceira, distúrbios visuais, dor nas juntas e nos músculos, e alterações no fígado. Informe ao seu médico sobre qualquer reação indesejável.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não existem relatos até o momento de sintomas de toxicidade causados pela ingestão de uma quantidade excessiva dos comprimidos de Libiam. Nessa situação, poderão ocorrer náuseas, vômitos e sangramento vaginal. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.