LIPISTAT (atorvastatina cálcica) comprimidos revestidos é indicado para tratamento de: hipercolesterolemia (aumento da quantidade de colesterol no sangue) isolada; hipercolesterolemia associada à hipertrigliceridemia (aumento dos níveis sanguíneos de outro tipo de gordura); hipercolesterolemia associada à redução dos níveis sanguíneos de HDL (tipo de colesterol); hipercolesterolemia associada à hipertrigliceridemia e associado também a redução dos níveis sanguíneos de HDL. Inclusive hipercolesterolemias de transmissão genética/familiar, quando a resposta à dieta e outras medidas não farmacológicas forem inadequadas. LIPISTAT é indicado para prevenção secundária de síndrome coronária aguda. Também pode ser usado para prevenção de complicações cardiovasculares em pacientes sem doença cardiovascular.LIPISTAT é indicado para o tratamento de pacientes com doença cardíaca e coronariana para reduzir o risco de complicações como infarto do miocárdio não fatal e acidente vascular cerebral.
Como este medicamento funciona?
LIPISTAT ® age reduzindo a quantidade de colesterol (gordura) total no sangue diminuindo os níveis das frações prejudiciais (LDL-C, apolipoproteína B, VLDL-C, triglicérides) e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol benéfico (HDL-C). A ação de LIPISTAT ® se dá pela inibição de produção de colesterol pelo fígado, e aumento da absorção e destruição de frações prejudiciais (LDL) do colesterol.
Quando não devo usar este medicamento?
LIPISTAT é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula; doença hepática ativa ou elevações persistentes inesperadas das transaminases séricas, excedendo em 3 vezes o limite superior da normalidade; durante a gravidez ou lactação ou a mulheres em idade fértil que não estejam utilizando medidas contraceptivas eficazes. Este medicamento é contraindicado para menores de 10 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Sempre avise ao seu médico todas as medicações que você toma quando ele for prescrever uma medicação nova. O médico precisa avaliar se as medicações reagem entre si alterando a sua ação, ou da outra; isso se chama interação medicamentosa. Siga estritamente as orientações do seu médico. Medicamentos que reduzem a quantidade de lípides (gordura) no sangue agem no metabolismo (transformação) dos lípides no fígado, raramente isso pode levar a alteração dos níveis de enzimas hepáticas (substâncias produzidas pelo fígado) na corrente sanguínea, que voltam ao normal com diminuição ou retirada do tratamento. Recomenda-se que testes de função do fígado sejam feitas antes do início do tratamento e periodicamente. LIPISTAT ® deve ser usado com cuidado em pacientes com maior risco de alterações da função do fígado (por exemplo, uso abusivo de bebidas alcoólicas, portadores de doenças hepáticas). Pacientes com AVC hemorrágico (tipo de derrame cerebral) prévio parecem apresentar um risco maior para apresentarem um novo AVC hemorrágico. Relate imediatamente ao seu médico se surgirem inesperadamente dor muscular, alterações da sensibilidade ou fraqueza muscular, particularmente se for acompanhada de mal-estar ou febre. Miopatia (dor ou fraqueza muscular) devido à lesão dos músculos (diagnosticada através do aumento dos valores da substância CPK no sangue) e miopatia necrosante autoimune (doença muscular) podem ocorrer em pacientes que usam LIPISTAT ®, sendo mais frequentes naqueles que usam medicamentos que aumentam a concentração sistêmica de atorvast
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
LIPISTAT deve ser utilizado de acordo com as orientações do seu médico. A posologia usual e recomendada é de 10 mg ou 20 mg, podendo ser administrado em uso oral apenas para adultos e crianças acima de 10 anos. É importante seguir estritamente as orientações médicas e relatar qualquer efeito adverso inesperado, como dor muscular ou fraqueza muscular.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
LIPISTAT ® pode causar miopatia (dor ou fraqueza muscular) devido à lesão dos músculos, rabdomiólise (destruição de células musculares) acompanhada de insuficiência renal aguda, principalmente em situações de risco aumentado, como infecção aguda grave, hipotensão, cirurgia de grande porte, politraumatismos e distúrbios metabólicos. A administração de LIPISTAT ® está associada a alterações dos níveis de enzimas hepáticas e pode causar reações adversas em pacientes que fazem uso concomitante de outros medicamentos que afetam a concentração de atorvastatina. Relate ao seu médico qualquer dor muscular ou fraqueza muscular inesperada, especialmente se acompanhada de mal-estar ou febre.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?