LISADOR é indicado para o tratamento de manifestações dolorosas em geral; como antipirético (estados febris); nas dores em geral como cólicas do trato gastrointestinal, cólicas nos rins e fígado; dores de cabeça, dores musculares, articulares e pós-operatórias.
Como este medicamento funciona?
Lisador ® é uma associação de três substâncias: dipirona, cloridrato de prometazina e cloridrato de adifenina. Atua reduzindo a dor, cólicas (ação relaxante) e febre. Sua ação tem início a partir de 20 a 30 minutos e seu efeito analgésico perdura de 4 a 6 horas após a administração. Esta associação de drogas permite uma potencialização dos efeitos, observando-se uma rápida resposta terapêutica.
Quando não devo usar este medicamento?
Contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado para pacientes que apresentam problemas renais, problemas no coração, nos vasos sanguíneos, no fígado e problemas específicos no sangue tais como agranulocitopenia (diminuição dos glóbulos brancos) e deficiência genética da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase. Também está contraindicado nos casos de hipersensibilidade aos derivados pirazolônicos (como a fenilbutazona) ou ao ácido acetilsalicílico, particularmente nos pacientes em que o ácido acetilsalicílico acarreta crises de asma, urticária, coceira ou rinite aguda; histórico de agranulocitose (problemas específicos no sangue) independente da origem; porfiria (doença congênita caracterizada por coloração arroxeada nos fluídos corporais durante os ataques). Pacientes com presença de úlcera gastroduodenal não devem fazer uso deste medicamento. É desaconselhável o seu uso durante a gravidez devido aos riscos de efeitos sobre o sistema cardiovascular fetal, principalmente no terceiro trimestre de gravidez e amamentação. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento não é de uso contínuo. Longos períodos de uso deste medicamento, somente através de orientação médica. Pacientes com presença de úlcera gastroduodenal não devem fazer uso deste medicamento. Em tratamentos prolongados, recomenda-se o controle periódico do quadro sanguíneo através de seu médico. Este medicamento, por conter a substância dipirona, pode prolongar o tempo de sangramento (em casos de hemorragias), sendo este efeito reversível. Assim, deve-se ter cautela em pacientes portadores de doenças intrínsecas da coagulação ou em uso de anticoagulantes. Deve ser usado com cautela em pacientes com asma pré-existente. Pacientes com insuficiência renal ou hepática, desaconselha-se o uso de altas doses deste medicamento em razão da dipirona, visto que a taxa de eliminação através da urina é reduzida nestes pacientes. Pacientes com insuficiência cardíaca, usuários de diuréticos (furosemida, hidroclorotiazida) e idosos possuem maior risco de toxicidade renal, devem ter cautela ao utilizar o produto sendo devidamente monitorados. O uso deste medicamento, por conter dipirona, em casos de amigdalite ou qualquer outra afecção buco-faríngea, deve merecer cuidado especial, pois esta afecção pré-existente pode mascarar os primeiros sintomas de agranulocitose (dor de cabeça, dor de garganta, febre e calafrios), ocorrência rara, mas possível. Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. A ação irritante do álcool no estômago é aumentada quando é ingerido com este medicamento, podendo aumentar o risco de úlcera e sangramento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
LISADOR deve ser administrado por via oral. É indicado para o tratamento de manifestações dolorosas em geral, como antipirético em estados febris, cólicas do trato gastrointestinal, cólicas nos rins e fígado, dores de cabeça, dores musculares, articulares e pós-operatórias. A ação do medicamento tem início a partir de 20 a 30 minutos e o efeito analgésico perdura de 4 a 6 horas após a administração. Este medicamento não é de uso contínuo e recomenda-se um controle periódico do quadro sanguíneo durante tratamentos prolongados.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento LISADOR pode causar hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. É contraindicado para pacientes com problemas renais, cardíacos, nos vasos sanguíneos, no fígado e problemas no sangue como agranulocitopenia. Além disso, pode ser perigoso em caso de úlcera gastroduodenal, grávidas, e menores de 12 anos. Recomenda-se cautela em pacientes asmáticos e aqueles que usam anticoagulantes, pois pode prolongar o tempo de sangramento. Usuários de bebidas alcoólicas devem ter cuidado, já que o medicamento pode aumentar o risco de úlceras e sangramentos. A ingestão deste medicamento pode mascarar os primeiros sintomas de agranulocitose, e pacientes com epilepsia devem usá-lo com cautela devido ao aumento da potência de medicamentos anticonvulsivantes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?