O lisinopril é indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta) e hipertensão renovascular. Pode ser usado como monoterapia (sozinho) ou associado a outras classes de medicamentos anti-hipertensivos. Também é indicado para o controle da insuficiência cardíaca congestiva, como tratamento adjuvante com diuréticos e, quando apropriado, digitálicos. O lisinopril é utilizado no tratamento de pacientes hemodinamicamente estáveis que sofreram infarto agudo do miocárdio nas últimas 24 horas, para prevenir o desenvolvimento subsequente de disfunção do ventrículo esquerdo e insuficiência cardíaca, além de melhorar a sobrevida. Reduz a taxa de excreção urinária de albumina em pacientes diabéticos normotensos e hipertensos que apresentam nefropatia incipiente.
Como este medicamento funciona?
O uso contínuo de lisinopril controla a pressão arterial; controla os problemas de fraqueza no coração (insuficiência cardíaca congestiva) quando utilizado com medicamentos que estimulam a eliminação da urina (diuréticos), diminuindo o risco de hospitalização e mortalidade; previne problemas no coração após o infarto; protege os rins e os olhos (retina) em pacientes diabéticos. Este medicamento é efetivo por 24 horas após dose oral única diária.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar este medicamento nas seguintes situações: Alergia ao lisinopril ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Em pacientes com reações anafiláticas/anafilactoides ou angioedema relacionado ao tratamento prévio com inibidor da enzima conversora da angiotensina. Em pacientes no segundo e terceiro trimestres de gravidez. Em pacientes com diabetes mellitus ou insuficiência renal moderada que utilizam medicamentos contendo alisquireno.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações: distúrbios vascular do colágeno e renal, necessitando de monitoração periódica da contagem de glóbulos brancos no sangue; em pacientes com problemas cardiovasculares, diarreia ou vômito, problemas renais e que fazem diálise; em pacientes em terapia diurética, dieta com restrição de sais e que tomam suplementos de potássio ou substitutos de sal de cozinha que contém potássio; em pacientes que estão recebendo tratamento de dessensibilização para alguma alergia; em pacientes com pressão baixa que podem sentir fraqueza ou tontura; em pacientes que apresentaram reações alérgicas como inchaço; em pacientes negros, onde o efeito pode ser menor; e em pacientes diabéticos em uso de antidiabéticos, principalmente se associados à insuficiência renal. Além disso, a combinação de lisinopril com medicamentos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), bloqueadores dos receptores de angiotensina II ou alisquireno não é recomendada. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. O uso durante a lactação deve ser avaliado pelo médico. Embora não se espera que este medicamento afete a capacidade de dirigir, alguns pacientes podem sentir tontura ou cansaço.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento deve ser ingerido por via oral, com água como uma dose única diária. Como a absorção de lisinopril não é afetada por alimentos, os comprimidos podem ser administrados antes, durante ou após as refeições. O seu médico pode ajustar a dose de acordo com a resposta hipotensora. O lisinopril deve ser administrado aproximadamente no mesmo horário todos os dias. Os comprimidos de 5 mg, 10 mg e 20 mg podem ser partidos ao meio. Este medicamento não deve ser mastigado.
Posologia: Para pressão alta (hipertensão): a dose inicial recomendada é de 10 mg, 1 vez ao dia. A dose usual de manutenção é de 20 mg, 1 vez ao dia. Se o efeito terapêutico desejado não for alcançado em um período de 2 a 4 semanas, a dose pode ser aumentada. A dose máxima utilizada por longo prazo em estudos clínicos foi de 80 mg por dia. Doses iniciais menores são necessárias na presença de comprometimento da função renal.
Pacientes tratados com diuréticos podem apresentar hipotensão sintomática após o início da terapia com lisinopril. Recomenda-se precaução, pois estes pacientes podem estar depletados de volume e/ou sal.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informe na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O LISINOPRIL pode causar reações alérgicas como inchaço das mãos, pés, tornozelos, face, lábios, garganta e/ou língua, dificultando a respiração. Também pode levar a hipotensão sintomática, especialmente em pacientes em uso de diuréticos. Além disso, reações anafiláticas ou angioedema podem ocorrer, especialmente em indivíduos com histórico prévio relacionado ao uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina. Em pacientes negros, o efeito do medicamento pode ser menor em comparação aos demais. Outros efeitos como tontura e cansaço podem ser notados.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?