O citrato de potássio monoidratado, LITOCIT®, é indicado no tratamento: - da acidose tubular renal (doença na qual os rins não excretam adequadamente na urina compostos ácidos, os quais permanecem no sangue, diminuindo o pH sanguíneo) que cursa com formação de cálculos renais de cálcio, - de cálculos renais de oxalato de cálcio em pacientes que excretam pouco citrato na urina, - de cálculos renais de ácido úrico com ou sem cálculos de cálcio.
Como este medicamento funciona?
LITOCIT contém citrato de potássio monoidratado, que promove a alcalinização (aumento do pH) da urina, evitando a formação de cálculos por sais de cálcio ou ácido úrico.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar LITOCIT se tiver qualquer uma das condições abaixo:
- Aumento das concentrações de potássio no sangue ou doenças que predisponham ao aumento das concentrações de potássio no sangue, tais como insuficiência renal (filtração glomerular menor do que 0,7 mL/kg/min), diabetes mellitus descompensado, desidratação aguda, exercício físico extenuante, insuficiência da glândula suprarrenal e extensa perda de tecidos (como em pacientes com queimaduras graves);
- Demora ou parada na passagem do comprimido pelo trato gastrointestinal, por sofrer de retardo do esvaziamento do estômago, compressão do esôfago, obstrução intestinal ou por usar medicamentos que lentificam o trânsito gastrointestinal;
- Úlcera no estômago ou no intestino;
- Infecção ativa no trato urinário (com ou sem a presença de cálculos renais).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
LITOCIT ® deve ser usado com cautela em pacientes com: mecanismos de excreção de potássio alterados, pois pode ocorrer aumento das concentrações de potássio no sangue e até parada cardíaca. O uso de LITOCIT ® em pacientes com insuficiência renal crônica ou outra condição que provoque a alteração de excreção de potássio deve ser evitado, distúrbios do equilíbrio ácido - base (doenças que alteram o pH sanguíneo), doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca ou arritmias, pois esses pacientes são mais suscetíveis aos efeitos fatais associados às alterações de potássio no sangue, doenças no fígado e doenças muito graves.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
LITOCIT deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, o prazo de validade varia: LITOCIT 540 mg é válido por 10 dias, LITOCIT 1080 mg por 20 dias, e LITOCIT 1620 mg por 30 dias.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos devem ser tomados com um copo cheio de água ou líquidos, juntamente com as refeições ou em até 30 minutos após as refeições ou lanches. Tome a medicação apenas como foi prescrita pelo seu médico. Isto é particularmente importante para os pacientes que também tomam diuréticos e digoxina. Informe ao seu médico se tiver dificuldade de engolir o comprimido ou se ele parecer “parar” na garganta.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de LITOCIT pode causar efeitos adversos, especialmente em pacientes com condições que afetam a excreção de potássio no sangue, como insuficiência renal e doenças cardiovasculares. O aumento das concentrações de potássio pode resultar em parada cardíaca. Além disso, pode ocorrer irritação gastrointestinal em pacientes que utilizam medicamentos que lentificam o trânsito gastrointestinal. O uso deve ser feito com cautela em casos de sintomas gastrointestinal graves, como vômitos e dor abdominal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você usar uma quantidade maior do que a indicada de LITOCIT, deve suspender o uso imediatamente e procurar o médico para afastar o diagnóstico de perfuração ou obstrução intestinal, especialmente em casos de vômitos graves, dores abdominais ou sangramento gastrointestinal.