Este medicamento é destinado ao tratamento de sintomas como: diarreia aguda sem causa específica, sem caráter infeccioso; diarreias crônicas espoliativas, associadas às doenças inflamatórias como Doença de Crohn e retocolite ulcerativa; nas ileostomias e colostomias, que são cirurgias realizadas em partes do intestino denominadas íleo e cólon, respectivamente, com excessiva perda de água e eletrólitos.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de loperamida atua na diarreia ao fazer com que as fezes fiquem mais sólidas e diminui a frequência de evacuações. Seu início de ação ocorre desde a primeira tomada, resultando em uma redução gradual da diarreia. Estudos clínicos indicam que o início da ação no controle da diarreia aguda acontece dentro das primeiras 1 a 2 horas após a primeira dose.
Quando não devo usar este medicamento?
O cloridrato de loperamida não deve ser utilizado por crianças, especialmente as menores de dois anos de idade, e é contraindicado na diarreia aguda ou persistente da criança. Também não deve ser tomado se você for alérgico ao cloridrato de loperamida ou a qualquer outro componente da fórmula. É contraindicado em casos de diarreia em que as fezes contenham sangue ou sejam acompanhadas de febre. Não use o cloridrato de loperamida se você estiver com constipação (“prisão de ventre") ou com abdome distendido. Não é recomendado se você tiver inflamação no intestino delgado sem indicação específica do seu médico e está contraindicado em casos de dor abdominal com ausência de diarreia.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Embora o cloridrato de loperamida seja um medicamento para tratar os sintomas da diarreia, ele não trata a sua causa. A causa da diarreia sempre que possível deve ser tratada. Quando você está com diarreia, há uma grande perda de líquidos através das fezes, que devem ser repostos através da ingestão de mais líquidos do que você normalmente toma. Caso a diarreia aguda inesperada não melhore dentro de um período de 48 horas, ou se houver o aparecimento de febre, pare de tomar o medicamento e entre em contato com seu médico. Se ocorrer constipação durante o tratamento, o mesmo deverá ser suspenso. Caso a "prisão de ventre" seja intensa, avise seu médico. Se você tem AIDS e está sendo tratado com o cloridrato de loperamida para diarreia e apresentar qualquer sinal de abdome distendido, pare de tomar o cloridrato de loperamida imediatamente e avise seu médico. Foram observados casos isolados de constipação com risco aumentado de megacólon tóxico em pacientes com AIDS e colite infecciosa. Informe seu médico se você tem problemas no fígado, pois você poderá necessitar de um acompanhamento médico mais rigoroso. Não há contraindicações em tomar o cloridrato de loperamida se você dirige ou opera máquinas, a menos que esteja sentindo cansaço, tontura ou sonolência. Se você está grávida ou acha que pode estar grávida, informe seu médico, que decidirá se você pode tomar cloridrato de loperamida. Não se recomenda o uso durante a gravidez ou no período de amamentação. Informe seu médico se você estiver tomando
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve armazenar o cloridrato de loperamida em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento é indicado somente para adultos. O cloridrato de loperamida comprimidos deve ser utilizado da seguinte forma: os comprimidos devem ser tomados com líquido. Para diarreia aguda, a dose inicial sugerida é de 2 comprimidos (4 mg), seguidos de 1 comprimido (2 mg) após cada evacuação líquida, até uma dose diária máxima de 8 comprimidos (16 mg), ou a critério médico. Em caso de diarreia crônica, a dose diária inicial é de 2 comprimidos (4 mg), ajustando-se a dose até que sejam obtidas 1 a 2 evacuações sólidas ao dia, geralmente com uma dose de manutenção que varia entre 1 a 6 comprimidos (2 mg a 12 mg). A dose diária máxima não deve ultrapassar 8 comprimidos (16 mg). Se você apresentar fezes sólidas ou endurecidas, ou se já estiver há 24 horas sem evacuar, não tome mais o medicamento. Siga sempre a orientação do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
O cloridrato de loperamida deve ser tomado regularmente para uso crônico ou como base necessária para diarreia aguda. Se você tomar somente durante a diarreia, o esquecimento de dose não é um problema. Se o cloridrato de loperamida está sendo tomado regularmente, as doses não devem ser esquecidas. Se uma dose for esquecida, tome-a assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da próxima dose, pule esta dose e tome a próxima conforme prescrito. Não dobre a dose do cloridrato de loperamida ao menos que seu médico tenha orientado.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Como com qualquer medicamento, o cloridrato de loperamida pode causar eventos adversos, entretanto não são todas as pessoas que apresentam estes eventos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Foram descritos abuso e má utilização da loperamida, como substituta de opiáceo (substância derivada do ópio), em indivíduos com dependência à opiáceos. Se ocorrer a utilização de uma quantidade maior do que a indicada, recomenda-se avisar o médico imediatamente.