Lorazepam Germed 2MG C 30 CPR GEN

  • Fabricante: Germed Farmaceutica Ltda - 45992062000165
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Lorazepam
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O lorazepam é indicado para: controle dos distúrbios de ansiedade ou para alívio, a curto prazo, dos sintomas da ansiedade ou da ansiedade associada com sintomas depressivos. Além disso, é indicado para o tratamento do componente ansiedade em estados psicóticos e depressão intensa, quando estiver indicada terapia adjuvante. Também pode ser usado como medicação pré-operatória, tomada na noite anterior e/ou uma a duas horas antes do procedimento cirúrgico.

  • Como este medicamento funciona?

    O lorazepam é um medicamento do grupo dos benzodiazepínicos. Como todo benzodiazepínico, o mecanismo de ação do lorazepam permanece desconhecido. Acredita-se que age em diversos receptores específicos em diferentes locais do Sistema Nervoso Central, diminuindo, assim, a geração do estímulo nervoso dos neurônios (células do sistema nervoso), melhorando a ansiedade. A ação do medicamento inicia, aproximadamente, 30 minutos após sua ingestão.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    O lorazepam está contraindicado para pacientes com alergia aos benzodiazepínicos ou a qualquer componente de sua fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos de idade.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso de lorazepam pode provocar depressão respiratória potencialmente fatal. Informe seu médico sobre o diagnóstico ou tratamento de glaucoma (aumento da pressão intraocular) agudo, caso seja de seu conhecimento. Em pacientes idosos ou debilitados, a dose inicial deve ser reduzida em aproximadamente 50%, não devendo exceder 2 mg para evitar sedação excessiva ou falta de coordenação dos movimentos do corpo. Há relatos de perturbação da memória associados ao uso de benzodiazepínicos.

    Reações alérgicas graves foram relatadas com o uso de benzodiazepínicos. Casos envolvendo a língua, glote ou laringe, necessitando de atendimento médico de emergência, foram relatados em pacientes após a utilização das primeiras ou subsequentes doses de benzodiazepínicos. Pacientes que desenvolveram reações alérgicas após o tratamento com benzodiazepínicos não deverão ser submetidos a um novo tratamento com esse tipo de medicamento.

    O lorazepam deve ser usado com cautela em pacientes com comprometimento da função respiratória [p.ex., Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Síndrome da Apneia do Sono]. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Não deve ser utilizado durante a amamentação, exceto sob orientação médica.

    O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

  • Como devo usar este medicamento?

    O lorazepam comprimidos deve ser administrado por via oral. O lorazepam deve ser utilizado na menor dose e menor período possível, de acordo com a estrita orientação de seu médico. A interrupção do uso de lorazepam deve ser feita gradualmente. Somente seu médico deve aumentar a dose ou interromper o tratamento. A dose média diária para tratamento da ansiedade é 2 a 3 mg, administrada em doses divididas. Contudo, pode-se chegar a limites compreendidos entre 1 e 10 mg ao dia. Para insônia devido à ansiedade ou distúrbio situacional transitório, uma única dose diária de 1 a 2 mg pode ser administrada, geralmente ao deitar. Como medicação pré-operatória, recomenda-se uma dose de 2 a 4 mg de lorazepam na noite anterior à cirurgia e/ou uma a duas horas antes do procedimento cirúrgico. A dose diária é estabelecida pelo seu médico, segundo a necessidade de cada paciente.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
    Se você esquecer de usar lorazepam no horário estabelecido pelo seu médico, use-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de usar a próxima dose, pule a dose esquecida e use a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não use o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.
  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de lorazepam pode provocar depressão respiratória potencialmente fatal, perturbação da memória, reações alérgicas graves, e pode causar dependência. Também foram relatados tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. O uso de benzodiazepínicos, como lorazepam, pode precipitar reações de abstinência que podem ser fatais se a medicação for descontinuada abruptamente, e sinais de abstinência podem incluir cãibras abdominais, vômitos, sudorese, tremores e convulsões. A interrupção rápida do uso pode levar a delirium tremens, depressão, alucinações, mania, psicose, convulsões e suicídio.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
    Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.