O seu médico receitou losartana potássica para tratar a sua hipertensão (pressão alta) ou por você ter uma doença conhecida como insuficiência cardíaca (enfraquecimento do coração). Em pacientes com pressão alta e hipertrofia ventricular esquerda, losartana potássica reduziu o risco de derrame (acidente vascular cerebral) e de ataque cardíaco (infarto do miocárdio) e ajudou esses pacientes a viverem mais. O seu médico também pode ter receitado losartana potássica por você ter diabetes tipo 2 e proteinúria; nesse caso, losartana potássica pode retardar a piora da doença renal.
Como este medicamento funciona?
A losartana potássica age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear o sangue para todo o corpo com mais facilidade. Essa ação ajuda a reduzir a pressão alta. Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca, a losartana potássica auxilia no melhor funcionamento do coração. Além disso, diminui o risco de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, como derrame, em pacientes com pressão alta e hipertrofia ventricular esquerda. Para pacientes com diabetes tipo 2 e proteinúria, a losartana potássica ajuda a proteger os rins.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar losartana potássica se:
- for alérgico a losartana ou a qualquer outro componente deste medicamento;
- sua função hepática estiver seriamente prejudicada;
- você estiver com mais de 3 meses de gestação. O uso de losartana potássica também deve ser evitado no início da gestação;
- você tiver diabetes ou insuficiência renal e estiver tomando algum medicamento para reduzir a pressão arterial que contenha alisquireno;
- pessoas com síndrome de má absorção de glicose - galactose não devem usar este medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que esteja apresentando ou tenha apresentado e sobre quaisquer tipos de alergia que tenha. Informe também ao seu médico se: tiver histórico de angioedema (inchaço da face, dos lábios, da garganta e/ou da língua); sofrer de vômito ou diarreia excessivos que levam a uma perda excessiva de líquido e/ou sal em seu corpo; estiver tomando diuréticos (medicamentos que aumentam a quantidade de água que passa através do seu rim) ou estiver fazendo uma dieta com restrição de sal; tiver estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento deve ser utilizado sob orientação médica. Geralmente, a losartana potássica é indicada para tratar a hipertensão e a insuficiência cardíaca. O médico irá determinar a dose e a frequência ideais, considerando a condição de saúde do paciente. É importante seguir as recomendações do médico e medir a pressão arterial regularmente para garantir a eficácia do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Losartana potássica pode causar efeitos colaterais como angioedema (inchaço da face, dos lábios, da garganta e/ou da língua), especialmente em pacientes com histórico desse problema. Também pode ocorrer vômito ou diarreia excessivos, que levam a uma perda excessiva de líquido e/ou sal no corpo. É importante evitar o uso do medicamento se houver estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de losartana potássica, deve-se procurar imediatamente um médico ou um centro de intoxicação. Sintomas de superdose podem incluir queda da pressão arterial, que pode levar a tontura e desmaio, entre outros problemas. O tratamento deve ser realizado por profissionais de saúde.