Losartana potássica + hidroclorotiazida é indicado para tratamento da hipertensão (pressão alta). Em pacientes com pressão alta e espessamento das paredes do ventrículo esquerdo (hipertrofia do ventrículo esquerdo), essa combinação reduz o risco de derrame (acidente vascular cerebral) e de ataque cardíaco (infarto do miocárdio), ajudando os pacientes a viverem mais.
Como este medicamento funciona?
A losartana potássica + hidroclorotiazida é uma combinação de um antagonista dos receptores de angiotensina II (losartana) e um diurético (hidroclorotiazida). A losartana e a hidroclorotiazida agem em conjunto para diminuir a pressão alta. Se você tem pressão alta e apresenta espessamento das paredes do ventrículo esquerdo, a principal câmara de bombeamento do coração, seu médico prescreveu losartana potássica + hidroclorotiazida para ajudar a diminuir o risco de eventos cardiovasculares, como derrame (acidente vascular cerebral).
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar losartana potássica + hidroclorotiazida se:
• for alérgico a qualquer um de seus ingredientes;
• for alérgico a derivados das sulfonamidas;
• não estiver urinando;
• for diabético e está tomando um medicamento chamado alisquireno para reduzir a pressão arterial.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que esteja apresentando ou tenha apresentado e sobre quaisquer tipos de alergia. Informe ao seu médico se tiver apresentado recentemente episódios de vômito ou diarreia. É muito importante que seu médico saiba se você tem doença do fígado ou dos rins, gota, diabetes, lúpus eritematoso ou se está em tratamento com outros diuréticos. Nesses casos, seu médico pode achar necessário ajustar a dose dos seus medicamentos. Informe ao seu médico se você está utilizando outros medicamentos que possam aumentar o nível sérico de potássio. Antes de uma cirurgia e anestesia, informe ao seu médico (ou dentista) que está em tratamento com losartana potássica + hidroclorotiazida, pois pode ocorrer queda repentina da pressão arterial associada à anestesia. Informe ao seu médico se você já teve câncer de pele ou se você desenvolver alguma nova lesão de pele durante o tratamento. O tratamento com hidroclorotiazida, particularmente com altas doses a longo prazo, pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer de pele e lábio (câncer de pele não melanoma). Converse com seu médico como proteger sua pele da exposição solar e evite bronzeamento artificial. Se sentir falta de ar grave ou dificuldade em respirar depois de tomar losartana potássica + hidroclorotiazida, pare a medicação e procure atendimento médico imediatamente. O uso de losartana potássica + hidroclorotiazida não é recomendado enquanto você estiver grávida ou amamentando. A losartana
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Losartana potássica + hidroclorotiazida é indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta). O seu médico determinará a posologia adequada. É importante seguir as orientações médicas e realizar acompanhamento regular da pressão arterial.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O tratamento com hidroclorotiazida, particularmente com altas doses à longo prazo, pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer de pele e lábio (câncer de pele não melanoma). Além disso, se você sentir falta de ar grave ou dificuldade em respirar após tomar losartana potássica + hidroclorotiazida, é importante parar a medicação e buscar atendimento médico imediatamente. O uso deste medicamento não é recomendado durante a gravidez ou amamentação, pois pode causar danos ou a morte do feto.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de losartana potássica + hidroclorotiazida, é fundamental procurar imediatamente atendimento médico. Não há informações específicas na bula sobre a dose excessiva, mas é importante buscar ajuda profissional para evitar complicações.