Seu médico receitou losartana potássica + hidroclorotiazida para tratamento da hipertensão (pressão alta). Em pacientes com pressão alta e espessamento das paredes do ventrículo esquerdo (hipertrofia do ventrículo esquerdo), a losartana, frequentemente em combinação com a hidroclorotiazida, reduz o risco de derrame (acidente vascular cerebral) e de ataque cardíaco (infarto do miocárdio) e ajuda os pacientes a viverem mais.
Como este medicamento funciona?
A losartana potássica + hidroclorotiazida é uma combinação de um antagonista dos receptores de angiotensina II (losartana) e um diurético (hidroclorotiazida). Juntas, essas substâncias atuam para diminuir a pressão alta. O ingrediente losartana bloqueia uma substância chamada angiotensina II, que normalmente estreita os vasos sanguíneos, fazendo com que eles relaxem. Já a hidroclorotiazida ajuda os rins a eliminar mais sal e água. Assim, ambas as substâncias colaboram para efetivamente reduzir a pressão arterial.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar losartana potássica + hidroclorotiazida se:
• for alérgico a qualquer um de seus ingredientes;
• for alérgico a deriva dos sulfonamidas;
• não estiver urinando;
• for diabético e está tomando um medicamento chamado alisquireno para reduzir a pressão arterial.
Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que esteja apresentando ou tenha apresentado e sobre quaisquer tipos de alergia. Informe ao seu médico se tiver apresentado recentemente episódios de vômito ou diarreia. É muito importante que seu médico saiba se você tem doença do fígado ou dos rins, gota, diabetes, lúpus eritematoso ou se está em tratamento com outros diuréticos. Nesses casos, seu médico pode achar necessário ajustar a dose dos seus medicamentos. Informe ao seu médico se você está utilizando outros medicamentos que possam aumentar o nível sérico de potássio. Antes de uma cirurgia e anestesia, informe ao seu médico (ou dentista) que está em tratamento com losartana potássica + hidroclorotiazida, pois pode ocorrer queda repentina da pressão arterial associada à anestesia. Informe ao seu médico se você já teve câncer de pele ou se você desenvolver alguma nova lesão de pele durante o tratamento. O tratamento com hidroclorotiazida, particularmente com altas doses à longo prazo, pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer de pele e lábio (câncer de pele não melanoma). Converse com seu médico como proteger sua pele da exposição solar e evite bronzeamento artificial. Se sentir falta de ar grave ou dificuldade em respirar depois de tomar losartana potássica + hidroclorotiazida, pare a medicação e procure atendimento médico imediatamente. Gravidez e amamentação: o uso de losartana potássica + hidroclorotiazida não é recomendado enquanto você estiver grávida ou amamentando. A losartana potássica + hidroclorotiazida pode causar
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O uso de losartana potássica + hidroclorotiazida é indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta). O medicamento deve ser administrado por via oral, conforme orientação médica. É importante medir a pressão arterial regularmente e seguir as recomendações do médico para atingir a pressão arterial ideal.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, tome-o assim que se lembrar. No entanto, se já estiver perto do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e retome o esquema de dosagem habitual. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento losartana potássica + hidroclorotiazida pode causar danos a órgãos essenciais, como o coração e os rins, se não for tratado. Pode levar a derrames (acidente vascular cerebral), ataques cardíacos (infarto do miocárdio), insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou cegueira. Reações adversas podem incluir dificuldade em respirar, especialmente se ocorrer grave falta de ar após a medicação. Além disso, a hidroclorotiazida pode aumentar o risco de câncer de pele em altas doses a longo prazo. O uso de losartana potássica + hidroclorotiazida não é recomendado durante a gravidez ou amamentação, pois pode causar danos ao feto.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?